Festa comemora o concurso “Recife dos Presépios por Mãos do Futuro”

Foto: Mahavir Simas/Detec

Na tarde da última sexta-feira (02), as Secretarias de Educação e Cultura do Recife premiaram as 14 escolas municipais que participaram do concurso “Recife dos Presépios por Mãos do Futuro”, o qual foi realizado em dezembro de 2018. O evento, que contou com a participação de 500 pessoas entre estudantes e professores que participaram do projeto, aconteceu na sede do Sport Club do Recife.

Na abertura, foi exibido um vídeo institucional mostrando todos os presépios produzidos pelas escolas e realizada a entrega dos troféus para todas as escolas participantes. Em seguida, a banda Perfil comandou a festa. Para a professora Djanice Leonardo, coordenadora do setor de sustentabilidade e metarreciclagem da diretoria executiva de Tecnologia na Educação, o sentimento é de satisfação e realização pelo sucesso do projeto: “Estamos felizes porque conseguimos alcançar o objetivo que era dar o destino correto ao lixo eletrônico e envolver os estudantes em ações de sustentabilidade”, comemorou.

De acordo com o Diretor Executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, é extremamente importante o investimento da Prefeitura para esse tipo de projeto. “O futuro do Recife está sendo plantado hoje. Envolvemos os estudantes em atividades que dão destino a sucata eletrônica que produzimos. Estes trabalhos formam pessoas mais comprometidas com o meio ambiente”, afirmou.

O secretario executivo de Cultura, Eduardo Vasconcelos, reiterou o compromisso com a sustentabilidade. “Estamos mostrando as ações que a Prefeitura do Recife tem promovido para práticas mais sustentáveis. As Secretarias de Educação e de Cultura têm compromisso com a sustentabilidade, com o meio ambiente, com a natureza, com a educação e com a tecnologia”, pontuou.

O concurso teve como objetivo proporcionar a construção de peças artísticas, por meio da reciclagem e da metarreciclagem, fomentando a criatividade e o engajamento estudantil, fazendo uso da arte a favor da sustentabilidade, bem como mostrar as expressões do Ciclo Natalino, tendo como cenário as manifestações culturais da região Nordeste. A ação envolveu crianças das creches, jovens do ensino regular e alunos modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As unidades escolares que participaram do concurso foram: Escolas Municipais Almerinda Umbelina (Vasco da Gama), André de Melo (Estância), Bola na Rede (Guabiraba), Divino Espírito Santo (Caxangá), Edinaldo Miranda (Encruzilhada), Engenho Do Meio (Engenho do Meio), Josefina Marinho (Casa Amarela), Karla Patrícia (Boa Viagem), Nossa Senhora da Penha (Boa Viagem), Padre Antônio Henrique (Derby), Pedro Augusto (Boa Vista), Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei) Ana Rosa Falcão de Carvalho (Santo Amaro) e São João (Macaxeira), além da Creche Albérico Dornelas (Brum).