Festival de Programação e Robótica do Recife tem segundo dia com disputas acirradas e destaque para talentos da rede municipal

imagem de Guilherme Vila Nova

O segundo dia do Festival de Programação e Robótica do Recife 2025 reuniu estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares em uma programação intensa, com competições, oficinas e apresentações tecnológicas. Um dos destaques foi a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que trouxe equipes da Região Metropolitana para disputas classificatórias, além da competição Rec_Line e das atividades do Programa Embarque Digital.

Voltado aos estudantes dos anos iniciais, o Rec_Line desafiou as equipes na montagem de robôs seguidores de linha, com kits complementados por peças produzidas com tecnologias maker, como corte a laser e impressão 3D. Este ano, a prova trouxe novidades com estações temáticas que exigiram novas funcionalidades dos robôs, incluindo o acionamento de LEDs.

A Escola Municipal Karla Patrícia brilhou na competição, conquistando uma dobradinha no pódio: a equipe Cyber Bots ficou em primeiro lugar e a The Human Robots em segundo. A terceira colocação foi da equipe Golden, da Escola Municipal da Iputinga. “É muito gratificante estar entre os três melhores, depois de um dia inteiro passando por tantas etapas. Estou muito feliz e realizada”, celebrou Ester Emanuele, que conquistou o terceiro lugar.

Para Perícles Gualberto, campeão com a equipe Cyber Bots, a conquista tem um significado especial: “Esse é meu primeiro troféu na robótica. Estou muito feliz e dedico essa vitória ao meu pai, que sempre me incentivou a estudar e participar”.

A empolgação também contagiou estudantes como Robson Ruan, da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, integrante da equipe PH Robotic. “Nunca pensei que conseguiria, mas estou aqui para mostrar o melhor da nossa equipe”, contou. Já Marcelly Vitória, da Escola Municipal Landelino Rocha, destacou a importância de participar do evento: “Só de estar aqui, vivenciando tudo isso, já é uma grande conquista”.

Além das competições, o segundo dia do festival contou com a Mostra de Projetos do Embarque Digital, realizada em parceria com universidades e instituições de ensino superior. Os estudantes apresentaram soluções inovadoras criadas durante a residência Robótica 2025, com foco no desenvolvimento de aplicações para o robô humanoide NAO e no impacto social das tecnologias educacionais.

Na OBR Artística, a Escola Pedro Augusto também garantiu classificação para a próxima fase. Ao todo, três equipes do Rec_Line avançaram para a etapa estadual, que será realizada na próxima sexta-feira (29).

 
Equipes do Rec_Line garantiram vaga na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica; evento também contou com oficinas, mostra tecnológica e apresentações do Embarque Digital. Foto: Kleyvson Santos/ Junior Lira