Final da Copa de Bandas Escolares Waldenilson Costa movimenta comunidade escolar do Recife (25)

imagem de Guilherme Vila Nova
Disputa foi realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Reitor João Alfredo com a participação de 38 unidades de ensino/ Fotos: Mangue Action

Neste sábado (25), escolas das redes Estadual e Municipal de enfrentaram na final da 3° Copa Recife de Bandas Escolares Waldenilson Costa, promovida pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC), através da Secretaria de Educação do Recife. A final foi realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite e contou com a participação de 38 unidades de ensino. Quem acompanhou de perto as apresentações foi o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

As bandas do Mudar, programa de musicalização e dança do Recife, foram as primeiras a se apresentar. Mais de dez agremiações disputaram a categoria e quem conquistou o primeiro lugar foi a Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena, do Ibura. O segundo lugar ficou com a Escola Municipal Antônio Farias Filho, de San Martin, e o terceiro com a Escola Municipal Santa Luzia, da Estância. 

Para o regente da banda campeã, Esli Lino,  a conquista é a realização de um sonho. “Ganhar a  copa é a realização de todo um trabalho de preparação e luta, é a chave de tudo que a gente conseguiu construir com os alunos, eles confiaram no meu trabalho e eu confiei no desenvolvimento deles, e agora é a realização de um sonho se materializando”, falou emocionado. Também muito entusiasmado estava o estudante Ismael Vinicius. “É uma sensação incrível, a gente não esperava esse título por ser a primeira vez que estávamos participando. Ganhar esse prêmio nos dá ainda mais ânimo para as próximas conquistas, estou muito feliz”, disse o jovem. 

Nesta etapa final foram julgados os aspectos: execução de entrada, peça e saída, baliza, balizador, mor, corpo coreográfico e banda, sendo feito um somatório das notas das etapas anteriores. 

A Copa Recife de Bandas Escolares Waldenilson Costa tem como objetivo estimular as bandas e promover o intercâmbio entre os integrantes. Mediante competições, incentivar as corporações musicais, o aprimoramento de métodos e técnicas artísticas, bem como contribuir para o desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão.

“Essa foi uma copa bem diferente, experimentamos outras modalidades e deu super certo, levamos a copa pra rua, a cidade viu a banda passar e uma banda escolar, isso é muito importante. Uma realização como essa contribui muito no pedagógico escolar, é inclusão social através da música. Essa final é muito especial, é a culminância do trabalho do NAC o ano todo, é dia de celebrar e comemorar” disse o gestor do Núcleo de Atividades Culturais (NAC), Genivaldo Francisco. 

Na terceira edição da Copa Recife de Bandas mais de 50 agremiações já foram implantadas nas escolas da rede municipal. “Nós tínhamos poucas bandas na nossa rede, mas, de três anos pra cá, assumimos o compromisso de implantar mais 50 novas bandas e vendo esses meninos que começaram a tão pouco tempo fazendo apresentações tão incríveis é muito gratificante. A Copa de Bandas foi um compromisso do nosso prefeito João Campos e, além de ter as nossas escolas envolvidas, ainda agrega outras redes de ensino do Estado. Sem dúvidas, essa é uma grande oportunidade para nossos estudantes mostrarem o seu talento”, destacou o secretário de Educação, Fred Amancio. 

Confira abaixo a lista completa das bandas campeãs:

 

Categoria Técnica Musicalização e Dança do Recife (MUDAR): Banda da Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena

Categoria Técnica Infanto Juvenil: Banda Escola Rotary 

Categoria Técnica Percussão Sinfônica: Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros

Categoria Técnica Rudimentar: Rodolfo Aureliano

Categoria Técnica Marcial Juvenil: Jornalista Costa Porto

Categoria Técnica Marcial Máster: Maurício de Nassau

 
Foto: Mangue Action