Final das Olimpíadas de Jogos Digitais da Prefeitura do Recife seleciona equipes campeãs

imagem de Paulo H
Um total de oito equipes de 36 escolas participaram da competição

A final da 3ª Olimpíada dos Jogos Digitais(OJE), da Prefeitura do Recife definiu quais as equipes de estudantes da Rede Municipal são fera em Jogos Digitais, Conhecimentos Gerais, Português e Matemática.

A equipe Black Diamont formada por alunos do 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Pedro Augusto ficou com o primeiro lugar (todos foram premiados com um smartphone de última geração), o time 100 Nome da Municipal Gilberto Freyre obteve o segundo lugar ( e cada estudante e mais o professor orientador receberam uma bicicleta), o grupo AFKL Alpha, da Escola Municipal Hugo Gerdau, ficou em terceiro (todos foram premiados com caixas de som Bluetooth).  Oito equipes participaram da final, na tarde desta quarta(11), no Compaz Ariano Suassuna/Cordeiro.

O aluno Lucas José da Silva, 16 anos, integrante do time AFKL Alpha, da Escola Municipal Hugo Gerdau, disse que “a experiência da OJE é única e inovadora, muito importante para nossos estudos e vida”. A disputa iniciou com 49 escolas, no começo do ano, sendo 36 de Anos Finais (6º ao 9º Ano) e numa experiência piloto outras 13 de Anos Iniciais (5º ano) participaram. Ao todo, mais de 14 mil estudantes estiveram envolvidos nos torneios individualmente e em equipes formadas por quatro estudantes, mais um professor.  Na final só participaram alunos dos 9ºs anos.

A OJE é uma plataforma desenvolvida pela empresa Joy Street, instalada no Porto Digital, e já recebeu inúmeros prêmios de inovação, games e educação. “Nela, os alunos encontram missões e desafios com uma narrativa envolvente e que ajuda a desenvolver competências e habilidades que estão na matriz de referência como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, explica o sócio-fundador da Joy Street, Fred Vasconcelos.

No caso da Rede de Ensino do Recife, os jogos abordam questões de conhecimento de Português e Matemática. De acordo com a gerente geral de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação do Recife, Poliana Evas, as lições e desafios da plataforma são desenvolvidos a partir das necessidades de aprofundamento dos estudantes nessas matérias. “A ideia dos desafios é instigar o aluno a exercitar o conhecimento. É praticar bastante e de forma lúdica para aperfeiçoar”, pontua a gestora.

Fotos: Divulgação PCR