Final do Concurso LER MAIS premia quatro estudantes

imagem de Paulo H

Expectativa e alegria marcaram a etapa final do Concurso LER MAIS promovido pela Secretaria de Educação do Recife, por meio da diretoria executiva de Gestão Pedagógica. O evento foi realizado na última segunda-feira (18), no auditório da Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (Efer), na Madalena. Quatro estudantes do 3º, 5º e 6º anos e Acelera, Programa de Correção de Fluxo ganharam a competição.

Os vencedores foram Guilherme Henrique da Silva, 3º ano (E.M. Do Coque), com a leitura do trecho do livro “Uma Professora Encantadora”, de Márcio Vassalo; Maria Eduarda Morais, 5º ano (E.M. Elizabete Sales), que leu “Seu Arlindo está dormindo”, de Rogério Trentine e Maria Fernanda Cândido; Matheus Araújo, 6º ano, (E.M. Paulo VI), leu “O Segredo da Amizade”, de Wagner Costa e Julia Maria dos Santos, finalista do Acelera, que leu “A Menina que bordava bilhetes”, de Lenice Gomes.

Daniele Miranda, gestora de Anos Iniciais, enfatizou o compromisso da rede municipal com a formação de leitores. “Todos os estudantes que participam do concurso são vencedores. A prática da leitura permite que o estudante viaje no mundo do conhecimento. Nosso papel é oferecer oportunidades para garantir a prática da leitura e da escrita”, avaliou. Este ano a competição teve recorde de participantes. Em 2018, 97 estudantes participaram contra 305 inscritos neste ano.

Julia Maria, aluna da turma do Acelera, reconheceu que qualquer um dos participantes poderia ter ganhado. “Eu gosto muito de ler e estou muito feliz de ter chegado a final. Meus colegas também leram muito bem e todos eles poderiam estar no meu lugar”, disse.

Todos os 22 finalistas receberam medalha, certificado, kit com guloseimas e um passeio no Barco Escola. Também foi sorteada uma bicicleta, que ficou com Maria Eduarda Morais.

O Concurso LER MAIS é destinado aos estudantes dos 3º, 5º, 6º anos e Acelera (Programa de Correção de Fluxo Escolar) do Ensino Fundamental e tem como objetivo estimular a prática da leitura, considerando o (a) estudante como protagonista da ação educativa.

Fotos: Paulo H./PCR