Formação com professores multiplicadores analisa experiência no Japão

imagem de Bella
Foto: Alice Marques/Detec

Multiplicadores e estagiários de robótica se reuniram na última segunda-feira, (14), no Centro de Tecnologia, Educação e Cidadania (Cetec), para um encontro com Cid Espindola, coordenador do programa de Robótica e professor orientador da equipe Robotec GB e Victor Sabino, técnico da equipe de robótica.

O formação teve três objetivos: receber um feedback do trabalho dos multiplicadores, fazer ajustes na programação dos robôs que irão participar da a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), além de repassar a experiência vivenciada na competição do Japão.

Quanto a experiência no exterior, onde a equipe Robotec GB conquistou o primeiro lugar das Américas, Victor Sabino comentou que o nível dos outros países estava alto. “Nos surpreendemos com o nível de tecnologia dos outros países. Ele fabricavam as próprias peças em máquinas de impressão 3D. Isso tornava o carro deles mais leve no percurso. Os robôs deles pesavam em média 200 gramas enquanto os nossos em torno de 1 quilo", percebeu Victor. “Apesar desse fator, a conquista do oitavo lugar, que colocou Pernambuco na frente de grandes potências mundiais como EUA, Alemanha e Rússia, foi bastante satisfatória”, avaliou o técnico.

O que a coordenação quer agora é implementar uma nova filosofia e trazer para o município do Recife os avanços que viram do outro lado do mundo. Passar a produzir as próprias peças é o próximo objetivo. Durante a formação experiências e opiniões foram trocadas numa conversa. Uma das soluções para a atualização tecnológica mencionada foi a criação de um novo e moderno laboratório, situado na UTEC Nóbrega, que contará com impressoras 3D, o que aprimorará a prática da robótica do Município.