Fred Amancio, secretário de Educação do Recife, é homenageado nacionalmente com o Prêmio Todos Pela Educação

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa visa reconhecer personalidades que contribuíram para o avanço de políticas públicas educacionais no Brasil; cerimônia de premiação aconteceu na noite desta terça-feira (26), em São Paulo. Foto: Divulgação/Todos Pela Educação

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, foi homenageado na noite desta terça-feira (26) com o Prêmio Todos Pela Educação, que visa reconhecer personalidades que contribuíram para o avanço de políticas públicas educacionais relacionadas à Educação Básica no Brasil. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo, durante o coquetel de encerramento do Encontro Anual Educação Já, o evento mais importante do Brasil na área. Esta é a primeira edição do Prêmio Todos Pela Educação, que contemplou ainda o diretor de estatísticas educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Eduardo Moreno Sampaio, e a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro.

“É com alegria e muita honra que recebo este importante prêmio nacional. Dedico este prêmio e este reconhecimento a todos que fazem a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e também a Secretaria de Educação do Recife. Um agradecimento especial ao governador Paulo Câmara e ao prefeito João Campos. Sem dúvidas, receber este prêmio do Todos Pela Educação só reforça que estamos no caminho certo, mesmo sabendo que ainda temos muitos desafios pela frente. A educação pública de Pernambuco avançou muito nos últimos anos e isso é fruto de muita dedicação e vontade de ver a vida das nossas crianças, dos nossos jovens se transformando, fazendo com que eles realizem todos os seus sonhos e construam seus projetos de vida de muito sucesso pessoal e profissional”, desta Fred Amancio. 

A escolha dos homenageados se deu por meio de um processo organizado em duas etapas, envolvendo toda a comunidade Todos Pela Educação (associados). A primeira consistiu na indicação de nomes pelos associados para composição da lista de finalistas. Em seguida, um júri técnico selecionou os especialistas e personalidades com trajetórias reconhecidas no campo da Educação Básica. O processo de indicação e escolha foi dividido em duas etapas: relevância da contribuição para o avanço de políticas públicas educacionais relacionadas à Educação Básica e abertura ao diálogo e respeito às divergências.

Fred Amancio iniciou sua trajetória na área de Educação em 2015, quando foi convidado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para assumir a Secretaria de Educação e Esportes do Estado. À frente da pasta por seis anos, o gestor participou de grandes avanços e viu a educação pública de Pernambuco se fortalecer, ganhar destaque nacional, inclusive se tornando referência para muitos Estados, e saltar da 21ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ided), no ensino médio, para o primeiro lugar (2016) com a divulgação do ideb 2015, mantendo-se sempre entre os três melhores resultados do País.

Amancio ainda firmou parcerias inovadoras com foco em significativos avanços: investimentos na construção, reforma e ampliação de escolas e quadras; ampliação no número de vagas e modalidades do Programa Ganhe o Mundo; oferta do acesso ao Ensino Superior para os estudantes, através do PE no Campus; ampliação da rede de Escolas em Tempo Integral e da rede de Escolas Técnicas Estaduais; e o lançamento do Criança Alfabetizada, o maior programa de alfabetização da história de Pernambuco, que conta com a adesão de todos os 184 municípios do Estado.

Atualmente, a convite do prefeito João Campos, Fred atua como secretário de Educação do Recife. Em pouco mais de um ano de gestão, Amancio e sua equipe lançaram programas; entregaram novas unidades de ensino, o que impacta diretamente no aumento da oferta de vagas; firmaram parcerias importantes e quebraram recordes com mais de 500 estudantes do 9º ano Ensino Fundamental aprovados em Escolas Técnicas Estaduais. Ainda em 2021, com um total de R$ 200 milhões em investimentos, a Educação do Recife ganhou os dois maiores programas da história, o EducaRecife – programa de tecnologia e inovação educacional, e o Infância na Creche, reafirmando o compromisso da atual gestão com o fortalecimento da Educação Infantil e a expansão de vagas em creches. Serão sete mil novas vagas até 2024. 

Sob a gestão de Fred Amancio, a Secretaria de Educação do Recife lançou ainda os programas Primeiras Letras, com foco na alfabetização na idade certa, ou seja, até os sete anos de idade; e o Embarque Digital, com o objetivo de ofertar formação na área de tecnologia, melhorar a empregabilidade dos jovens e, consequentemente, impactar positivamente a economia do polo de tecnologia e inovação da cidade do Recife.

“Eu fico muito feliz de ter tido a oportunidade de participar de vários momentos importantes para a educação pública de Pernambuco. Foram seis anos no Estado e agora, com pouco mais de um ano, no município. Este prêmio é o reconhecimento de todos os avanços registrados nos últimos anos. Hoje, Pernambuco é referência nacional e serve de inspiração para outros Estados, alguns até mais ricos que o nosso, é importante destacar. E isso nos envaidece muito. Sem dúvidas, a educação é umas das áreas mais importantes para a sociedade e presenciar, participar e contribuir com estes avanços me deixa muito contente”, pontua Amancio. 

ENCONTRO ANUAL EDUCAÇÃO JÁ – Promovido pelo Todos Pela Educação, o evento Educação Já 2022 reuniu, no pavilhão da Bienal, um público de trezentas pessoas - entre especialistas, lideranças políticas, lideranças cívicas, professores e especialistas em educação – com o compromisso de debater e avançar nas pautas urgentes do Ensino Básico público brasileiro. O evento foi um grande palco para reflexão sobre os desafios educacionais num país que enfrenta as sequelas deixadas pela pandemia da Covid-19. Isso em um contexto de ano eleitoral, momento-chave para pensar a Educação nas suas diversas esferas levando em conta a importância de políticas públicas eficientes para garantir o direito à aprendizagem de crianças e jovens, especialmente das mais pobres.

A programação do Encontro Anual Educação Já contou com diversos painéis, entre eles o debate “O Brasil tem que aprender com o Brasil”. Na ocasião, os participantes conheceram e debateram a fundo três experiências estaduais de educação que alcançaram resultados expressivos nos últimos anos e serviram de referência para outros estados. Os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), participaram da discussão e compartilharam a trajetória das políticas públicas educacionais em seus territórios.

 
Foto: Divulgação/Todos Pela Educação