Frentes de Trabalho Miguel Arraes ofertam 2700 postos de trabalho para a população

Até dezembro, mais de R$ 3 milhões serão injetados na Economia por meio do projeto. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Chegar junto de quem mais precisa, ouvir as demandas do povo e ter coragem para enfrentar os problemas da vida real. Estes pilares lastreiam o Programa Chegando Junto, capitaneado pela Prefeitura do Recife. Nesta segunda-feira (29), o prefeito Geraldo Julio lançou as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, mais um braço da iniciativa. Desta vez, a meta é gerar renda e trabalho para a população mais afetada pela crise econômica. No Brasil, a parcela de desempregados atinge 13,2 milhões de pessoas. Inspirado no legado deixado pelo ex-governador Miguel Arraes, o prefeito explica que projeto vai disponibilizar 2.700 postos de trabalho nas 311 escolas da rede municipal e em cem unidades de saúde espalhadas pela cidade. O ato de lançamento aconteceu na Escola Municipal Antônio Farias Filho, em San Martin.

Segundo o prefeito, este é o momento de priorizar o povo de baixa renda, que mais precisa de amparo. "Só sabe a necessidade de uma diária de trabalho, quem está desempregado há muito tempo. O programa Chegando Junto é pra quem tem coragem de enfrentar os problemas da vida real", cravou Geraldo.

Sobre as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, o prefeito explica que a iniciativa vai dar oportunidade para as pessoas que moram próximo das escolas ou das unidades de saúde terem uma renda complementar ."Essa é mais uma iniciativa do Chegando Junto, estamos com projetos de restaurantes populares, abrigos. Essas frentes de trabalho vão dar oportunidade, porque essas pessoas vão trabalhar com capinação, organização e limpeza. São pequenos serviços que as diretoras das escolas e das unidades de saúde precisam que sejam feitos", explicou o prefeito.

O cadastro das pessoas interessada sem fazer parte das Frentes de Trabalho começou a ser feita nesta segunda. O secretário de Educação, Bernardo D'Almeida, explicou que os participantes - mães, pais e responsáveis pelos alunos da rede - receberão R$ 50 pelo pagamento das diárias. "Durante o mês, ele poderá receber até seis pequenos serviços desses - de capinação, limpeza, jardinagem. São pessoas que estão desempregadas, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e tem uma renda familiar de R$ 300,00. Então, eles vão conseguir até dobrar esta renda", detalhou Bernardo.

A parceria e a proximidade com a comunidade escolar também foi ressaltada por Bernardo. As 311 escolas serão beneficiadas. "Enquanto resistir o desemprego, nessas taxas que estamos vendo hoje, nós vamos continuar com as Frentes de Trabalho Miguel Arraes", complementou.

Desempregada e mãe de quatro filhos, Elane Ribeiro de Lima, 46 anos, cuida sozinha da família. Ela é dona de casa e faz algumas "virações" (pequenos trabalhos) para obter uma renda extra. "Estou com as melhores expectativas para esse projeto, porque espero que possa acrescentar na minha renda e me ajudar a criar meus filhos. Além disso, é uma oportunidade de estar na escola de olho nos meus filhos", contou ela.

Na rede de Educação, poderão participar da Frente de Trabalho os pais ou responsáveis de estudantes da Rede Municipal do Recife, que tenham frequência escolar regular e apenas faltas justificadas, estar desempregado, cadastrado no Bolsa Escola Municipal e ou Bolsa Família. O contratado só poderá atuar na Região Político Administrativa (RPA) onde ele mora.

Os trabalhos ofertados são na área de pequenos reparos ou serviços como capinação, organização escolar, pintura e jardinagem. Cada escola poderá contratar até 20 pais ou responsáveis, considerando que na Rede existe 311 unidades.

No sistema da rede municipal de Saúde, os postos de trabalho que serão disponibilizados para moradores que vivem no entorno das unidades vão poder participar de mutirões de retirada de entulhos (bens inservíveis) que serão realizados pela Secretaria de Saúde do Recife semanalmente. Os gestores das unidades convocarão a população de baixa renda que vive nas proximidades, que seja inscrita no CadÚnico. Cada participante receberá uma diária de R$ 50 e a Secretaria de Saúde estima que vai ofertar aproximadamente 700 vagas de trabalho até o fim deste ano.

CHEGANDO JUNTO - Lançado em junho, o programa reúne uma série de projetos além das Frentes de Trabalho Miguel Arraes, com ações divididas entre as áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Já foram realizados mutirões de saúde, com consultas e exames, para reduzir as filas de espera nas áreas da cidade onde não há cobertura das Unidades de Saúde da Família (USFs) e minicursos de formação com foco no empreendedorismo e na geração de renda. Os primeiros ofertaram 60 vagas para moradores dos bairros do Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre e Zumbi.

Além disso, serão construídos três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; mutirões de saúde, auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, criação de espaços de convivência para as crianças que moram nos habitacionais da PCR são outras ações do Chegando Junto.