Geraldo: “O Ondatec é uma janela aberta para o futuro”

imagem de flavia
O projeto de aulas de reforço para acesso ao ensino técnico teve recorde de inscrições de alunos este ano e realizou na noite desta quarta (8) um evento voltado para as famílias dos jovensFotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

Na noite desta última quarta-feira (8), o Auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, recebeu cerca de 900 pais, mães e responsáveis pelos estudantes engajados no projeto Ondatec, da Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio prestigiou a ação do projeto que consiste em aulões de reforço para incentivar os estudantes a disputarem vagas em vestibulares técnicos e atingiu neste ano a marca recorde de cerca de 3 mil alunos participantes. O encontro, chamado ‘Família Ondatec’, aconteceu pela primeiras vez, com o objetivo de promover a aproximação e diálogo com os pais dos estudantes do 9º ano, que fazem parte do programa, para sensibilizá-los sobre a importância do projeto na vida de seus filhos.

“O Ondatec bateu recorde de inscrições esse ano e a gente achou que era muito importante fazer uma reunião com as famílias. Estão aqui pais, mães e outros responsáveis dos alunos do Ondatec, que são alunos nossos do 9° ano que desejam estudar em uma escola técnica, numa escola integral, no melhor ensino médio do Brasil”, afirmou o gestor municipal, que completou: “Nós vamos juntos construir um futuro melhor para nossa cidade e nossos alunos tem um papel fundamental para essa construção. Agradeço aos pais e todos os profissionais envolvidos e tenho certeza que tem um futuro melhor nos esperando, para isso precisamos estar juntos e nossa crianças sabem fazer isso até melhor do que a gente, só precisam de oportunidades. O Ondatec é uma janela aberta para o futuro e os meninos vão saber aproveitar isso”.

O programa Ondatec contempla jovens do 9º ano e dos Programas de correção de fluxo como o Travessia e Educação de Jovens e Adultos(EJA) das Escolas Municipais, e disponibiliza para os jovens aulões de português e matemática, ministrados por professores da Rede Municipal de Ensino em seis Escolas Técnicas Estaduais e um Polo do Travessia/EJA. Este ano o Ondatec teve um total de 2.976 estudantes inscritos, sendo 1.928 do 9º ano e 1.046 oriundos do Travessia/EJA.

No evento, os presentes puderam contar com a palestra “Adolescência: Um Novo Nascimento” com Edileuza Figlioulo e Paulo Figlioulo, representantes da seccional Recife da Escola de Pais do Brasil, entidade voluntária de referência em assuntos de educação e relacionamento familiar no país. A noite também contou com a apresentação da cantora Nena Queiroga, que  fechou a programacao com uma apresentação musical especial.

Vanessa Santos, de 39 anos, foi uma das mães presentes no evento e comentou da importância da presença e incentivo dos pais nos estudos dos filhos. “Eu tenho um filho, o Ryan Vinícius, que participou do programa de Robótica da Prefeitura do Recife, e teve muito destaque e várias portas abertas, conhecendo países, numa oportunidade única, onde a gestão municipal reconheceu a importância da educação. Hoje esse esse meu filho estuda Engenharia Eletrônica e passou no Instituto Tecnológico da Aeronáutica em primeiro lugar. Meu filho mais novo, de 15 anos, o Yuruan Keven, que está no Ondatec, também tem todo meu apoio e incentivo. Precisamos estar juntos, atentos e ajudando os nossos filhos a aproveitarem essas oportunidades”, comentou a auxiliar administrativa.

Em sua primeira edição, o projeto já registrou um total de 312 aprovações em seleções para cursos, se mostrando um sucesso, com um aumento de 202% em relação a 2016, quando a rede registrou 103 alunos bem sucedidos nos exames. No ano seguinte repetiu e ampliou o sucesso com 334 aprovações.

Para o Secretário de Educação Bernardo D’Almeida, o evento realizado hoje tem como objetivo fortalecer ainda mais o programa, e é uma oportunidade de aproximar ainda mais as famílias da vida escolar dos alunos. “O tripé fundamental é o professor, o aluno, e os pais. Então é de total importância o que estamos realizando aqui, de forma inédita na rede municipal. Precisamos juntar cada vez mais a comunidade educacional da nossa gestão. Teremos ainda mais ações como esta, proporcionando aos pais uma maior consciência sobre a importância do estudo e deste projeto para os seus filhos”, explicou o secretário.