Geraldo: "Recife está na vanguarda em robótica na América Latina"

Prefeito fez a entrega dos novos robôs humanoides NAO de 6ª geração do Programa Robótica na Escola, na manhã da quarta-feira (13/04). Foto: Paulo H. / DETEC

Tecnologia de ponta e estímulo ao conhecimento científico são dois pilares que estão sendo erguidos e incentivados na Rede Municipal do Recife. Na quarta-feira (13), o prefeito Geraldo Julio fez duas importantes entregas na Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, na Várzea. A unidade recebeu o primeiro exemplar da versão 6 do robô humanoide NAO, o primeiro da América Latina, e inaugurou o Laboratório de Ciência e Tecnologia - o terceiro entregue pela gestão. As ações fazem parte da programação de aniversário da cidade, que completou 482 anos no dia 12 de março.

"Com os novos robôs NAO, os alunos do Recife ficam na vanguarda da robótica na América Latina inteira. Adquirimos a versão 6, porque os alunos participam de campeonatos mundiais e é importante que eles trabalhem com os robôs mais avançados", grifou Geraldo. "Estamos vendo aqui a transformação das escolas do Recife nas escolas do futuro. Entregamos hoje o laboratório completo de ciência e tecnologia, com matemática, física, tecnologia, robótica, inovação e espaço maker, onde produzem peças que tem usabilidade e podem ser usadas no dia a dia da escola. Esse espaço transforma a escola num ambiente muito mais atrativo para o aluno", complementou  o prefeito sobre o novo laboratório, ressaltando também o intercâmbio entre os laboratórios com a Universidades Federal e Estadual de Pernambuco.

A apresentação dos robôs teve direito a "parabéns" para o Recife e movimentos de Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa, que mostrou a qualidade dos movimentos da nova tecnologia. No laboratório, o prefeito também acompanhou o funcionamento de outros equipamentos, como a impressora 3D da Escola Rodolfo Aureliano, instalada em parceria com o FAB LAB Recife e fez videoconferências com os alunos das Escolas Pedro Augusto e Professor Antônio de Brito Alves, as outras duas unidades que têm os Laboratórios de Ciência e Tecnologia instalados. Eles são interligados para estimular a troca de conhecimento entre professores e alunos. "Essas entregas que o prefeito vêm fazendo é mais uma maneira de integrar a pedagogia da rede municipal do Recife com a mais avançada tecnologia", avaliou o secretário de Educação, Bernardo D'Almeida.

Aluno do 8º ano da Escola Rodolfo Aureliano, Luiz Felipe Santana participa do Clube de Robótica da instituição e disse estar ansioso para usar o novo espaço. "O laboratório vai ajudar no aprendizado de projetos de programação, montagem de robôs e ajuda a abrir nossa mente para novos conhecimentos", disse.

Ao todo, a gestão adquiriu 10 robôs humanoides NAO, com investimento de R$ 1,4 Milhão. Ele tem as engrenagens mais resistentes, feitas com metal. Os estudantes e professores contarão com os robôs para fazer programações de comportamento, de linguagem e interação com pessoas, inclusive, que tenham algum tipo de comprometimento intelectual, motor ou espectro autista.

O diretor executivo de Tecnologia da Educação, professor Francisco Luiz, defende o salto de qualidade no ensino com a abertura do laboratório. "Os alunos têm a aprendizagem com a mão na massa, manuseando e tirando dúvidas. Além disso, terá um coordenador e espaços para desenvolver projetos de ciência programação de robótica e cultura maker", explicou.

O humanoide é um instrumento pedagógico motivador na sala de aula, por ser dotado de inteligência artificial, e um introdutor e facilitador no desenvolvimento de programação de alta complexidade para os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Além disso, também é utilizado para facilitar na alfabetização de estudantes com espectro autista.

ROBÓTICA - O NAO faz parte do Programa Robótica na Escola, implantado em 2014. Os alunos da rede municipal foram campeões, em 2015, da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Em 2016, conquistaram o oitavo lugar, entre 24 equipes do mundo inteiro, do campeonato internacional RoboCup. Em 2018, conquistaram 1º, 2º e 3º lugares do Nível 1, da modalidade prática da etapa estadual da OBR e 1º e 3º lugares do Nível 2 da mesma competição.