Gestores das UTECs participam de curso de Programação

imagem de flavia
Foto: Rauni Muniz

O Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação (Detec) está promovendo, de 8 a 12 deste mês, a Semana de Introdução à Programação. Trata-se de um curso de robótica para gestores das Unidades de Tecnologia na Educação para a Cidadania (UTECs), que está sendo ministrado no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec).  

Antônio Ferreira, professor da linha 1 (robótica com ferramentas) do Programa Robótica na Escola, é quem ministra as aulas para os 34 gestores das 17 UTECs. “Com passos simples que você consegue chegar a passos mais largos e situações mais complicadas. Então a ideia é essa: que qualquer pessoa pode aprender independente da área ou idade”, desmistificou o professor. Ele ainda explicou a importância do curso. “Numa necessidade vista pela gerência de tecnologia, o curso de formação foi desenvolvido para que os dirigentes das UTECs aprendam a programar e entenderem como funciona a programação, já que trabalham com tecnologia. Sem programação não teríamos celular, nem internet”, completou.

Ao longo da semana os professores terão contato com vários tipos de programação, como: lógica de programação e algoritmos, Scratch, Arduino, Python e Java. Nas atividades do primeiro dia do curso, o destaque foi para a importância da programação na facilitação de diversas atividades do dia-a-dia. Vídeos de temáticas de tecnologia com relatos de programadores e autoridades públicas incentivando o aprendizado na programação auxiliaram na introdução do curso.

A professora Ana Paula Andrade, dirigente da UTEC Santa Terezinha, destacou a diversidade dos temas abordados na semana de formação. “Estou gostando muito. Acha muito válido, muito gratificante. É muito bom você ampliar seus conhecimentos e levar esses novos conhecimentos para as UTECs como o conhecimento de JAVA (linguagem de programação interpretada orientada a objetos) que nós não possuíamos antes”, avaliou.