Gestores e coordenadores pedagógicos participam de reunião de Planejamento e Metas

imagem de flavia

A Secretaria de Educação do Recife promoveu nos dias 7 e 8 de agosto uma reunião de Planejamento e Metas para as escolas municipais do Recife, no Recife Praia Hotel. Na oportunidade, Alexandre Rebêlo, Secretário de Educação, apresentou um guia de acompanhamento pedagógico que explicava as avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Índice de Desenvolvimento da educação em Pernambuco (Idepe).

Aproximadamente 500 pessoas entre gestores e coordenadores pedagógicos participaram do encontro que também contou com a presença de Roberta Monteiro, Secretária Executiva de Coordenação Geral; dos Diretores Executivos de Gestão Pedagógica, Rogério Morais; Gestão de Rede, Maria Costa e de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, além dos gerentes das regionais.

Durante o encontro, Rebêlo mostrou o acompanhamento escolar e sugeriu metas para que fossem alcançadas pelos gestores e coordenadores para contribuir para melhoria na educação nos próximos anos. “Eu quero que a gente olhe os números naquilo em que ele pode nos ajudar, e não apenas somente pelos números”, ressaltou o secretário referindo-se aos índices do IDEB e IDEPE. Depois da apresentação do Secretário, os participantes se dividiram em três salas para discutir a melhor forma de planejamento para as escolas respeitando a realidade de cada uma.

Para a Gestora da Escola Municipal Córrego da Bica, Anailze Santos, o encontro foi de grande relevância para os gestores. “O evento foi muito importante para que a gente conheça e se situe como está a proficiência dos nossos estudantes e disseminar isso dentro do ambiente escolar. Esse momento é de suma importância”, disse.

“Esta avaliação (IDEB) vem para nos ajudar a planejar todo o trabalho que vem pela frente. Quando paramos para avaliar onde erramos, temos um ponto de partida para orientar todo o nosso trabalho e a partir desse momento buscar um resultado melhor”, ressaltou Marcela Lucena, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima.