Governo Federal lança programa de conectividade nas escolas públicas e Rede Municipal do Recife é um dos destaques da solenidade

imagem de Guilherme Vila Nova
Carla Ferreira, gestora da E.M Dois Rios, discursou sobre as estratégias tecnológicas na educação da capital pernambucana. Foto: Reprodução

Com foco na promoção de conectividade para as escolas públicas brasileiras, o Governo Federal, por meio dos Ministérios de Educação e Comunicações, lançou nesta terça-feira (26) a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Representando a Rede Municipal do Recife, a gestora Carla Ferreira, da Escola Municipal Dois Rios, do Ibura, esteve presente na solenidade, que contou com a presença do Presidente Lula, e discursou sobre as estratégias tecnológicas utilizadas na educação da capital pernambucana.

O novo programa do Governo Federal é dividido em quatro principais eixos de conectividade, que consistem em implantar infraestrutura de rede de acesso à internet em alta velocidade, disponibilizar acesso à internet com velocidade adequada, instalação de redes Wi-Fi nas escolas e fornecimento de energia elétrica. Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, além de universalizar a conectividade, o Escolas Conectadas vai fomentar a equidade de oportunidades de acesso às tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.

Todas as mais de 138 mil escolas públicas brasileiras serão conectadas por fibra óptica ou via satélite com uma velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno. Além disso, as unidades de educação contarão com cobertura completa de rede Wi-Fi. Já para as escolas que não possuem acesso a energia elétrica ou que possuem somente acesso à energia elétrica de gerador fóssil, será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou disponibilizados geradores elétricos fotovoltaicos.

“Pós pandemia mudamos a nossa postura no uso da tecnologia e isso vem fazendo grande diferença nas salas de aula. A escola é um grande agente de transformação e não pode estar distante dessa evolução para não se tornar desinteressante. Compreendemos que para atuar de forma eficaz na sociedade, o aluno precisava, dentro da integração curricular planejada, discutir na escola novos saberes que o ajudassem a atuar dentro desse novo contexto tecnológico. O bom uso da tecnologia educacional vem sendo positivo pois agrega habilidades e competências que nos permitem apoiar e incentivar a evolução dos nossos alunos em uma perspectiva de inovação, criatividade e criticidade”, destacou Carla. Recentemente, estudantes da E.M. Dois Rios venceram o prêmio nacional “Eu e a lei”, de autoria da Câmara dos Deputados, com o uso da tecnologia para a conscientização sobre a importância das leis.

É importante destacar que o Recife possui uma das redes de ensino mais conectadas do país. No ano passado, foram entregues mais de 60 mil equipamentos para profissionais, estudantes e unidades de ensino. Com investimento na ordem de R$ 100 milhões, foram adquiridos chromebooks, armários de carga, Smart TVs de 55 polegadas, suportes para TVs, notebooks e desktops, que foram distribuídos para professores, gestores e nas escolas e creches da Rede Municipal do Recife. Além disso, ainda foram entregues 48 mil tablets para os estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para todos os estudantes com deficiência ou transtornos da Rede.

“Com muito orgulho participamos hoje, com a presença do Presidente Lula, do lançamento da Estratégia Nacional Escolas Conectadas. A nossa Rede de Ensino do Recife atualmente é reconhecida nacionalmente pelos grandes investimentos em tecnologia, inovação e conectividade. Nesse sentido, nossa Escola Municipal Dois Rios, por meio de sua gestora, foi escolhida para falar na cerimônia com exemplo de boas práticas, para representar as cerca de 200 mil escolas de todo o Brasil. É a nossa Educação do Recife em destaque nacional”, celebrou o secretário de Educação da cidade, Fred Amancio.