I Festival de Invenção e Criatividade do Recife (FIC) reúne estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino para atividades de tecnologia

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento contou com cerca de 2 mil alunos em dois turnos para mostra de trabalhos e oficinas interativas. Foto: Mangue Action

Todos os espaços do Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, foram preenchidos por estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade empolgados para participar do I Festival de Invenção e Criatividade da cidade (FIC). Com o tema “Do Cais ao Sertão: um caminho de descobertas”, o evento reuniu cerca de 2 mil alunos em dois turnos de atividades envolvendo tecnologia e atividades interativas. 

A FIC é um momento de celebração regional, envolvendo o espírito inventivo, colaborativo e mão na massa promovido pela Educação. O objetivo é ofertar uma grande oportunidade para que estudantes, educadores e seus familiares possam explorar materiais e tecnologias, participando de atividades diversas e envolvendo-se em um ambiente de aprendizado estimulante e descontraído. 

Entre as atividades estão os jogos teatrais, brinquedos ópticos, produções de HQs, espaço da Primeira Infância, sustentabilidade e oficinas monotipias. “A gente se diverte muito. Somos do clube de robótica e já produzimos vários robôs”, comentou Thalita Regina, de 14 anos, estudante da Escola Municipal de Tempo Integral Antonio Heráclio do Rêgo. “A partir do clube podemos mostrar que todas as pessoas podem participar de atividades envolvendo tecnologia. Aprendemos muito e podemos ensinar também para outras pessoas”, complementou Alanna Fragoso, da mesma equipe. O grupo desenvolveu um robô a partir de itens recicláveis, kits de lego e arduino. 

Em outra sala, Maria Júlia, estudante do 2º ano da Escola Municipal Doutor Antônio Correia, se divertiu na oficina de brinquedos ópticos, que são dispositivos capazes de criar a ilusão do movimento. “Achei muito legal aprender a fazer um tipo de mágica com os desenhos. Muito bom sair da escola para ver coisas diferentes. É um momento muito bom de lazer que a gente tá tendo”, contou a menina.

“Estamos fazendo um evento novo junto com o EMCINE e estamos muito felizes com esse projeto. Isso é muito importante para os nossos estudantes, porque é o momento de aprender e de mostrar os projetos que eles tocam durante todo o ano, então é um grande fechamento do nosso ano letivo”, destacou Eduardo Fonseca, secretário executivo de Projetos, Tecnologia e Inovação. 

“Estamos com uma programação muito intensa e ficamos muito felizes em botar em prática um sonho antigo e muito especial de elaborar o FIC. O evento entra em definitivo para o calendário das nossas atividades para proporcionar aos estudantes novas experiências e eles poderem ampliar os horizontes e desenvolver a criatividade”, emendou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

Também fez parte da programação do evento a divulgação das produções audiovisuais dos estudantes e professores da Rede Municipal do Recife para a participação no VII Encontro Municipal de Audiovisual na Educação do Recife (EMCINE).

A premiação do EMCINE está marcada para este sábado (16), também no Cais do Sertão, quando serão entregues 35 troféus e 150 medalhas para as mais de 200 produções que contaram com a participação de estudantes de 72 escolas da Rede. 

 

Foto: Mangue Action