II Colegiado de Gestores Escolares 2022 reúne profissionais da educação do Recife na EFER

imagem de Guilherme Vila Nova
Reunião contempla as quatro regionais da cidade e tem objetivo de fortalecer a comunidade escolar. Foto: Paulo Melo/PCR

Passado o período de recesso escolar e dada largada para o segundo semestre do ano letivo da Rede Municipal do Recife, a Secretaria de Educação, por meio da secretaria executiva de Gestão de Rede, promoveu, nesta sexta-feira (29), o II Colegiado de Gestores de 2022. O momento de reencontro, realizado na Escola de Formação de Educadores do Recife - Professor Paulo Freire (EFER), se fez necessário para uma troca de experiências com outros profissionais da área, alinhamentos sobre os projetos para os últimos meses do ano e perspectivas para o próximo ano letivo. 

O evento foi dividido em dois turnos, contemplando todos os gestores escolares das unidades educacionais das Regionais 1, 2, 3 e 4. A reunião de todos esses profissionais possui o objetivo de seguir unindo esforços para estar sempre fortalecendo toda a comunidade escolar, trabalhando em conjunto para tornar a educação do Recife cada vez mais completa. 

Para Suzana Vital, que recém chegou à vice-gestão da Escola Municipal de Tempo Integral Pedro Augusto, localizada na Boa Vista, o espaço é de extrema importância para a solução de demandas levantadas no ambiente escolar. “Este é um momento democrático, onde debatemos nossas problemáticas e demandas, mas também de onde tiramos as soluções para determinadas situações vividas no dia a dia da escola. É muito importante que a gente possa sempre contar com esse espaço de troca”, destacou ela, que desde 2014 já fazia parte da unidade como professora de Arte. 

“É muito importante tirar o gestor de dentro da escola e proporcionar essa troca de experiências entre as unidades, o que se torna essencial para o nosso planejamento escolar. São informações muito úteis e valiosas. Voltamos para o nosso dia a dia com muito mais criatividade e pontos cruciais para desenvolver ainda mais o trabalho dentro das escolas”, complementou Patrícia Chaves, gestora da Escola Municipal Educador Paulo Freire, do Ipsep. 

Na ocasião, representantes de 281 escolas da Rede Municipal do Recife que já estão com o conselho escolar totalmente ativo e com pleno funcionamento foram presenteados com um certificado de gestão escolar democrática. As demais 50 unidades restantes estão em fase de implantação e implementação do conselho, que funciona com a participação de professores, da comunidade e dos estudantes. 

“Este foi o nosso segundo colegiado de gestores este ano, e pudemos reunir desde a educação infantil até os profissionais de anos finais. Trabalhamos importantes informações para esse retorno após o recesso do semestre letivo, trazendo uma reunião completa,  abordando todos os principais assuntos que envolvem o chão da escola, com o objetivo de fortalecer ainda mais esses gestores”, destacou Gleibson Cavalcanti, secretário executivo de Gestão de Rede do Recife. 

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, foi o responsável por fazer o encerramento da reunião. “Estou muito contente com a presença de todos que compareceram hoje. É de extrema importância que estejamos completamente alinhados enquanto rede para que possamos oferecer cada vez mais organização e qualidade dentro das nossas escolas do Recife”, concluiu. 

 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR