II Colegiado reúne gestores escolares e traz esclarecimentos sobre diversos temas importantes para a Rede Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro foi realizado na EFER e levantou pautas que auxiliam no dia a dia escolar. Foto: Paulo Melo/PCR

A Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER) recebeu, nesta terça-feira (21), o II Colegiado de Gestores Escolares da Rede Municipal da cidade. Durante toda a manhã, pautas prioritárias de todas as secretarias executivas foram levantadas e repassadas para os gestores, que também tiveram o momento de tirar dúvidas e dar opiniões de acordo com a vivência no chão da escola. 

“Estamos em uma rede grande, então o colegiado é importante para nos manter conectados. O dia a dia na escola é isso, aprender, então essa é a maior importância para quem participa de um evento como esse, além das trocas que temos com os executivos e as regionais, que nos orientam e nos mantém no eixo para voltarmos para as nossas escolas”, esclareceu Camilla Veruska, gestora da Escola Municipal Maestro Nelson Ferreira, do Ibura. 

Estiveram presentes na reunião o secretário executivo de Gestão de Rede, Ednaldo Moura, a executiva de Infraestrutura em exercício, Ivia Medeiros, executiva de Gestão Pedagógica, Ana Selva, Felipe Bernardo, executivo de Finanças, Luciana Lima, executiva de Primeira Infância, e Severino Andrade, executivo de Projetos, Tecnologia e Inovação. 

“É com alegria que estamos aqui juntos com todas as regionais em mais um colegiado. É muito importante que estejamos sempre juntos e alinhados para fazer a nossa Rede Municipal de Ensino do Recife caminhar”, destacou Ana Selva. “É de mãos dadas que vamos fazer a educação do Recife avançar cada vez mais, por isso é tão importante contar com a participação dos nossos gestores nesses momentos”, complementou Ednaldo. 

As políticas de Educação Especial Inclusiva também tiveram destaque no encontro. Adilza Gomes, Gerente Geral de Educação Especial, relembrou aos presentes o decreto nº 36.309, de 30 de janeiro de 2023, que institui a Política Pública de Educação Especial Inclusiva para estudantes da Rede Municipal do Recife, trazendo determinações como atendimento do professor AEE e a criação do Núcleo de Avaliação e Inclusão Escolar (NAIE).  

“Todos esses temas tratados servem também para que nós conheçamos outras realidades dentro da rede e, com isso, podemos revisitar nossas práticas dentro da nossa unidade. Além disso, esse contato tão próximo nos possibilita expressar angústias que muitas vezes, na correria do dia a dia, não conseguimos sanar”, elogiou Isabela Sacchelly, gestora da Escola Municipal Dom Hélder Câmara, do Espinheiro. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR