II Seminário do Programa Primeiras Letras encerra 2022 compartilhando experiências exitosas na Rede Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro reúne professores, gestores, coordenadores e técnicos pedagógicos da Educação Infantil e dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental. Foto: Paulo Melo/PCR

Para finalizar um ano de conquistas com chave de ouro, a Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, reuniu professores, gestores, coordenadores e técnicos pedagógicos para o II Seminário do Programa Primeiras Letras - Conectando Boas Práticas de Leitura na Alfabetização. O primeiro dia de encontro foi realizado nesta quarta-feira (28), no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), em Boa Viagem, contando com uma vasta programação.

Neste primeiro momento, recebendo professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental  (Anos Iniciais), a programação contou com uma acolhida realizada pela Professora Ana Flávia Rolim, além de relatos de experiências exitosas que trataram temas como variação linguística (do Nordeste ao Sudeste), Os meninos comilões de doces e A criança que não brinca não é feliz.

“Essa é uma oportunidade muito importante porque a gente aproveita a troca com o outro para rever as nossas práticas, experiências e reavaliar o que estamos fazendo para ampliar o nosso repertório enquanto professor e participante ativo do dia a dia desses estudantes. A prática colaborativa fortalece o nosso crescimento como profissional, então participar desses momentos é muito importante”, disse Cristiane Cruz, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Solange Magalhães, do Pina.

A programação segue na parte da tarde com rodas de diálogo que tratarão sobre ‘Brasil e África: duas culturas que se juntam, se somam e se completam’, Literando e contando e Ler sem saber ler, escrever sem saber grafar. O evento se estende até a próxima quinta-feira (29), quando recebe professores dos segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), com relatos de experiências exitosas com os temas: Aprendendo com as cantigas de roda, Meu time é campeão - uma sequência de atividades, Ler por prazer - uma atividade permanente, Circuito literário - Raízes Africanas, Parlendas, trava-línguas, brincadeiras para ler, escrever e brincar, além de Alfabetização Lúdicas, apresentando condições didáticas exitosas.

“Foi um ano muito importante, onde o programa Primeiras Letras iniciou oficialmente nas unidades. Buscamos fazer pesquisas e estruturar a iniciativa do programa de acordo com as necessidades dos professores e estudantes. O primeiro seminário foi maravilhoso e agora estamos realizando o fechamento de todo o trabalho. Já conseguimos uma evolução quando observamos os índices das avaliações e esperamos que no próximo ano a gente consiga um avanço ainda maior, auxiliando as nossas crianças a chegarem aos sete anos alfabetizadas, que é o nosso maior objetivo”, destacou Ana Valéria, Gerente do Programa de Alfabetização.

Fotos: Paulo Melo/PCR