II Torneio de Robótica seleciona 15 equipes para estadual

Prefeito Geraldo Julio conferiu de perto a competição que aconteceu no Compaz do Cordeiro. Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

Nesta terça-feira(4), o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, foi palco do II Torneio de Robótica do Recife. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o evento, que concentrou 151 estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental matriculados em 35 escolas da rede. Durante a tarde, três rodadas de competição definiram as 15 equipes que irão disputar a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, competição nacional na qual a capital pernambucana tem se destacado e através das quais têm enviado representantes para campeonatos mundiais da categoria.

“Já estamos no segundo torneio de Robótica, que tem uma organização grande, como uma Olimpíada Brasileira. Aqui, os alunos passam por testes muito semelhantes ao que farão na etapa nacional ou até mundial. Tenho certeza de que vários desses estudantes aqui vão se destacar e ter um grande sucesso na Olimpíada e na vida", declarou o prefeito Geraldo Julio.

A disputa consistiu em superar os desafios na construção de robôs / carros em ambientes de resgate em duas modalidades: Lego e ‘Arduíno’, esta última consiste em robôs montados a partir de materiais recicláveis. As equipes selecionadas serão treinadas para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), cuja fase estadual acontecerá até agosto e a final nacional terá lugar em Curitiba, entre 7 e 10 de novembro. O primeiro lugar foi arrebatado pela equipe Lego Robot, da Escola Florestan Fernandes e o segundo e o terceiro lugares ficaram com equipes das escolas Padre Henrique e Karla Patrícia (Vide resultados ao final do texto)

O secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, ressalta a importância do Programa Robótica nas Escolas na rede. “Somos uma cidade em constante movimento e um importante polo de tecnologia nacional”, exemplifica.  Desde 2014, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Atualmente 73.390 estudantes têm acesso ao programa e 4.554 professores foram capacitados nesta área.

Para inspirar os competidores, a equipe de oito estudantes vencedora da OBR de 2016 esteve presente ao evento. Atualmente, eles se encontram em treinos diários para a etapa mundial, que acontecerá em Nagoya, no Japão, e para onde embarcam no dia 20 de julho. Entre os oito, quatro já estiveram em disputas internacionais graças ao programa Robótica nas Escolas, implantado pela Prefeitura em 2014. Para Ryan Morais, um dos integrantes do time que vai para Nagoya, a Robótica ajuda os estudantes dentro e fora de sala de aula, pois “abre um leque de opções de trabalho e de portas para o mundo”, ressalta ele, que já esteve na Rússia defendendo o Brasil na Olimpíada Mundial de Robótica de 2014.

Confira o resultado do I Torneio de Robótica

Colocação