III Colóquio de Pesquisa e Inovação em Educação discute sobre Inovação Pedagógica e Produção Científica.

Foto: Walyson Morais/SETE

A Secretaria de Educação do Recife realizou, na noite da última terça-feira (10), o III Colóquio de Pesquisa e Inovação em Educação, no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec), na Boa Vista. O debate, que contou com cerca de 50 participantes, teve como tema: Inovação pedagógica e produção científica: dois lados da mesma moeda. A palestra foi conduzida pela professora Auxiliadora Padilha, do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A docente falou da importância da reflexão durante o processo de aprendizagem e da necessidade de avaliação no final do processo, além de abordar a tecnologia como indutora de inovações. “Não é só inovar, mas inovar acrescentando algum novo conhecimento”, salientou Auxiliadora.

Para o ouvinte Raphael França, a palestra o fez repensar a utilização das ferramentas tecnológicas,  que deve ser feita de maneira planejada e visando resultados a curto e longo prazo. “A palestra foi muito boa, principalmente na ênfase que Auxiliadora deu ao cuidado na hora de inovar, para que a inovação não vire apenas uma novidade sem propósito”, lembra Raphael.