Inauguração de nova Creche Escola na Campina do Barreto e marca volta às aulas da Rede Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Entrega da nova unidade é a primeira entre outras unidades que estão programadas para o mês de fevereiro/ Foto: Paulo Melo

Cerca de 100 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife retornaram às salas de aulas nesta segunda-feira (5). No bairro da Campina do Barreto, zona norte da cidade, as boas-vindas aos estudantes foi ainda mais especial e foi marcada pela inauguração da Creche Escola Municipal Dorgiane dos Santos Xavier Souza, entregue pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação. A nova unidade é um pleito antigo da comunidade escolar da região e reafirma o compromisso da atual gestão em ampliar a oferta de vagas em creches. Atualmente, a rede do Recife conta com 389 unidades de ensino, divididas em creches e escolas. 

Com investimentos de R$ 3 milhões, e com capacidade de atender cerca de 190 estudantes (berçário ao grupo V), a nova Creche Escola Municipal Dorgiane dos Santos Xavier Souza conta com mais de 700m² de área construída e dispõe de uma moderna estrutura dividida em salas de aulas; sala multiuso; sala dos professores; diretoria e secretaria; depósito; arquivo; bateria de banheiros masculinos e femininos - adulto, infantil e acessível - cozinha; copa; despensa; lavanderia; rouparia; refeitório; pátio interno; parquinho; e área de serviço com DML. 

Gratidão, essa é a palavra que está dentro do coração de Rita Alencar, gestora da escola. “Estamos vivendo um sonho, hoje a nossa comunidade está em festa. Tínhamos  poucas unidades para uma comunidade tão grande, era uma luta de todos nós para que um empreendimento desse fosse construído aqui. Essa creche foi pensada nos mínimos detalhes para receber essas crianças, estamos muito felizes”, disse a gestora. 

Ofertar um ensino de qualidade aos estudantes da Rede e se tornar uma referência em educação pública são alguns dos principais eixos estratégicos da gestão municipal e, para garantir este objetivo, a Prefeitura do Recife e a Secretaria de Educação buscam integrar - sempre que possível - unidades de ensino à equipamentos públicos, proporcionando uma qualidade construtiva e conforto aos estudantes e profissionais de educação. A Creche Escola Municipal Dorgiane dos Santos Xavier Souza está localizada estrategicamente ao lado de uma importante praça da região, tornando a unidade de ensino ainda mais atrativa, favorecendo a convivência ao ar livre e a ocupação dos espaços públicos.

“Estamos iniciando o ano letivo de 2024 inaugurando mais uma creche. E temos uma boa notícia, até o final deste mês vamos inaugurar mais três creches. É um investimento alto para dar direito às nossas crianças de ter educação integral, segurança alimentar, professores e gestores dedicados com o ensino público. Educação se faz com várias frentes simultâneas e é assim que estamos trabalhando”, falou o prefeito, João Campos. 

“A criação desta creche é resultado da iniciativa do prefeito João Campos, um pleito importante da comunidade local. O compromisso do prefeito em duplicar o número de vagas representa um desafio significativo, mas estamos progredindo na direção certa. Reforçamos, portanto, nosso empenho nesse compromisso. Esta conquista não pertence apenas à Secretaria de Educação, mas é também uma vitória para toda a população envolvida”, declarou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio .

INFÂNCIA NA CRECHE - A Creche Escola Municipal Dorgiane dos Santos Xavier Souza faz parte do Programa Infância na Creche, lançado em 2021 e que tem como objetivos principais a qualificação da educação infantil no Recife e a ampliação da oferta de vagas nesta etapa de ensino. O compromisso assumido pela atual gestão municipal - ainda em campanha - é dobrar a oferta do número de vagas em creches (0 aos 3 anos de idade), ou seja, criar 6.500 novas vagas até 2024, cuja meta será alcançada até o final deste ano. 

O Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife - em torno de R$ 150 milhões - envolve quatro grandes eixos: construção de novas unidades; ampliação de unidades já existentes; creches em parceria com instituições sem fins lucrativos; e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP). Até o momento, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, já registrou um aumento de aproximadamente 80% do número de vagas em creches.

Além da ampliação de vagas, estão sendo contratados novos profissionais e realizadas melhorias nos materiais pedagógicos e na qualidade das atividades realizadas nas creches municipais do Recife. É importante destacar também que, além da criação destas novas vagas em creche, um passo muito importante para a educação do Recife, a rede do Recife comemora também a criação de cerca de 3.400 novas vagas para a etapa de pré-escola, etapa que contempla estudantes com quatro e cinco anos de idade. No início da gestão, em 2021, a rede do Recife contava com 13.224 vagas e, para este início de ano letivo, a rede dispõe de 16.620 vagas para a pré-escola. Vale ressaltar que não há uma meta definida para esta etapa (pré-escola), mas há também um grande trabalho com foco na ampliação da oferta de vagas.