Instituto de Arquitetos do Brasil reconhece Laboratório de Formação como projeto de boas práticas para a Primeira Infância

imagem de Paulo H
Laboratório se destacou na categoria “projetos e obras”; divulgação dos selecionados aconteceu na noite da última segunda-feira (14) Foto: Roberto Lira/PCR


O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) divulgou na noite da última segunda-feira (14) os projetos selecionados no chamamento público que reconhece as boas práticas relacionadas à Primeira Infância em cidades do Brasil e da América Latina. O certame, realizado em parceria com a Fundação Bernard van Leer (FBvL), e com o apoio da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), a Agrupación Arquitectura y Niñez de América (ANDA), e o programa Architecture & Children da União Internacional de Arquitetos (UIA), selecionou por meio de curadoria propostas nas mais variadas áreas de atuação da arquitetura e urbanismo com o objetivo de fomentar a divulgação de soluções inovadoras com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 e 6 anos de idade. Todos os projetos serão incorporados na plataforma virtual do IAB. 

Selecionado na categoria “projetos e obras” o Laboratório de Formação da Primeira Infância, inaugurado em maio deste ano, é um espaço voltado para a formação dos profissionais da área e cuidadores acerca de diversos temas relevantes, como iniciação à leitura; cuidado; afeto; alimentação escolar; práticas familiares; importância do brincar; entre outros. Pioneiro no Estado, o laboratório foi projetado para a Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, vinculada à Secretaria de Educação. 

Todo o conceito de desenvolvimento do projeto, tanto do arquitetônico quanto o da educação, partiu da premissa da competência e da capacidade do bebê e da criança pequena e da importância da Primeira Infância e da ampliação do olhar do cuidador e do educador para que eles tenham essas percepções a partir dos elementos que o projeto traz. Possuindo uma estética clara, o espaço traz cores que possibilitam a experiência de contato com a arte. Além disso, o Laboratório de Formação da Primeira Infância dispõe de materiais simples e do cotidiano, pois ampliam as possibilidades da criança pequena. 

Foram utilizados também diversos materiais, como madeira, metal, texturas, tecidos, fibras naturais, elementos da natureza e plástico. O laboratório foi projetado como um espaço voltado para profissionais que lidam com a faixa etária de 0 a 6 anos de idade se aperfeiçoarem e se tornarem multiplicadores das experiências obtidas durante as formações.

“Com o objetivo de formar profissionais e cuidadores da Primeira Infância, o Laboratório de Formação nos traz uma proposta de ampliar conhecimentos, explorar materiais do cotidiano e deixar ambientes mais favoráveis para estímulos em crianças, com o foco até os 6 anos de idade. Tudo isso faz com as crianças ampliem suas descobertas e horizontes. Um dos grandes objetivos deste espaço é valorizar os dois lados do protagonismo, ou seja, o adulto que cuida e a criança que está sendo cuidada. Este laboratório foi inaugurado recentemente e ter este reconhecimento do Instituto de Arquitetos do Brasil como projeto de boas práticas nos deixa bastante felizes, pois confirma que estamos no caminho certo quanto aos cuidados com a Primeira Infância”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.