IV Seminário do Programa Primeiras Letras promove trocas de experiência exitosas entre professores da Rede Municipal de Ensino do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento reuniu professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Foto: Mangue Action

A Secretaria de Educação do Recife, por meio da Executiva de Gestão Pedagógica, realizou, nesta quinta-feira (23), o IV Seminário do Programa Primeiras Letras - Conectando boas práticas na alfabetização. O evento reuniu professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais e Programa de Correção de Fluxo Alfabetização em dois dias de diálogos e trocas de relatos de experiências. 

Neste primeiro encontro, apenas com professores da Educação Infantil (Grupos IV e V), foi realizado um momento de diálogo sobre “Práticas de rotina na Educação Infantil”, com Dayse Pessoa, além de debates de experiências sobre boas práticas de alfabetização, onde profissionais de creches e escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife compartilham os trabalhos que foram desenvolvidos em sala de aula ao longo do ano letivo. 

A programação continua nesta sexta-feira (24), com professores e coordenadores dos Anos Iniciais (1º e 2º ano e correção de fluxo de alfabetização) vivenciando apresentações culturais, um debate sobre “A importância da inclusão no processo de alfabetização”, com Izabella Pestana, e mais trocas de experiências enriquecedoras. 

“Tenho minhas experiências, mas não sei de tudo. Esses momentos nos fazem voltar para a nossa sala de aula cheias de ideias e com muito mais bagagem, aplicando técnicas que sabemos que dão resultados. Estar aqui é um estímulo para nós e nos mostra que é sempre possível buscar, pesquisar e inovar dentro da escola. A rede pública é muito mais enriquecedora do que se imagina”, relatou Edilene da Rocha, professora do Grupo V da Creche Escola Municipal Deputado Alcides Teixeira. 

O seminário é a culminância dos trabalhos realizados em cada unidade ao longo do ano por meio do Programa Primeiras Letras, que consiste, principalmente, em alfabetizar as crianças até os sete anos de idade, além de possuir um grande plano envolvendo a formação de professores e de materiais pedagógicos complementares, contando com um investimento de aproximadamente R$15 milhões até 2024. 

“Esse programa foi pensado com muito carinho para a nossa rede, que antes não possuía um projeto específico para a alfabetização. O seminário tem o intuito de celebrar todas as vivências que aconteceram nas escolas durante todo o  ano.  É o momento de dividir com todos os relatos do que se é vivido no chão da escola e onde cada professores trocam experiências exitosas que podem auxiliar outros colegas”, explicou Ana Valéria de Aguiar, gerente do Programa de Alfabetização. 

 
Fotos: Mangue Action