Japão oferece bolsa de estudo para educadores brasileiros

imagem de flavia

Já estão abertas as inscrições para professores brasileiros interessados em estudar no Japão. A bolsa de estudo MEXT, oferecida pelo governo japonês, é para realização de pesquisas, em universidades, relacionadas à educação escolar, no período de outubro de 2017 até março de 2019. Os benefícios são bolsa de 143.000 ienes mensais , passagens de ida e volta e isenção de taxas escolares. Mas caso não embarque na data prevista ou desista do curso antes do término do curso, o bolsista terá que arcar com as despesas de passagens.

O público alvo para esta linha de pesquisa do Programa 2017 são professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais e diretores da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e/ou Médio, interessados em aprofundar seus conhecimentos na área e aplicá-los nas escolas. O curso tem duração de 1 ano e meio, sendo que o primeiro semestre será de aulas de língua japonesa.

Para participar da seleção o candidato precisa ter até 34 anos de idade, fluência em inglês ou japonês, nível universitário ou magistério, ter experiência mínima de 5 anos como professor da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e/ou Médio ou como orientador pedagógico, assistente educacional e diretor.

Os documentos necessários são ficha de inscrição preenchida em inglês, duas fotos 3x4 recente, cópia do histórico escolar da universidade, do diploma e da declaração de experiência de cinco anos em escola. Além disso também é necessário carta de recomendação do diretor ou superior da escola que atua, currículo e projeto de estudo redigido em língua portuguesa. Os formulários estão disponíveis em http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura/bolsa1_trea.htm

As inscrições seguem até o dia 24 de fevereiro de 2017, no Consulado do Japão em Pernambuco, localizado na Rua Padre Carapuceiro, 733, 14º andar, Boa Viagem.

Mais informações e documentos para inscrição:

http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura/bolsa1_trea.htm

Serviço:

Bolsa de estudo no Japão

Inscrições até 24 de fevereiro de 2017

Escritório Consular do Japão no Recife

Rua Padre Carapuceiro, 733, 14º andar, Boa Viagem

CEP: 51020-280

Telefone: (81) 3207-0190

Fax: (81) 3465-9140

E-mail: cjr@bs.mofa.go.jp