Jogos Escolares do Recife 2025 começou com festa e muita animação no Geraldão

imagem de Guilherme Vila Nova
Abertura reuniu cerca de 4 mil estudantes em um clima de alegria e marcou o início de mais de 1.600 disputas esportivas na rede municipal. Fotos: Kleyvson Santos/PCR

O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, foi palco de uma grande celebração nesta quarta-feira (10), com a abertura oficial dos Jogos Escolares do Recife 2025 (JERs). A festa reuniu cerca de 4 mil estudantes de 43 escolas da Rede Municipal em um clima de alegria, expectativa e animação, confirmando que a edição deste ano já é um sucesso.

O evento, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, reforçou a importância do esporte como ferramenta de inclusão, integração e protagonismo estudantil. A secretária de Educação, Cecília Cruz, destacou a relevância da iniciativa. “Os Jogos Escolares do Recife celebram a força da educação integral. Não se trata apenas de ampliar o tempo na escola, mas de garantir experiências que motivem e transformem a vida dos nossos estudantes. O esporte, a música, a dança e tantas outras experiências formam cidadãos mais conscientes, criativos e protagonistas da própria história. Cada partida, cada apresentação, é um exercício de convivência, superação e aprendizado. Investir no esporte é acreditar no poder transformador da educação pública”, enfatizou a secretária. 

O secretário executivo de Esportes Educacionais, Carlos Júnior, também celebrou o momento. “Os Jogos Escolares do Recife representam a união da educação com o esporte, oferecendo aos nossos estudantes a oportunidade de competir, de se superar e de viver experiências que contribuem para a sua formação integral. Ver esse ginásio cheio de energia é a prova de que a escola também é um espaço de alegria e conquistas coletivas”, disse.

Para os estudantes, o início dos Jogos foi um momento especial. “Sempre sonhei em participar de um evento como esse. Entrar no Geraldão com minha escola e sentir a torcida foi emocionante. Quero dar o meu melhor em quadra e levar esse aprendizado para a vida”, contou a atleta de Handebol Ellyda Vitória, estudante da Escola Municipal Costa Porto.

A mesma emoção foi compartilhada por Vera Lúcia, que vai competir em diversas modalidades. “É muito mais do que competir. É fazer parte de algo grande, conhecer outros colegas, representar minha escola e viver momentos que vou guardar para sempre. Estou muito feliz de estar aqui”, disse a estudante da Escola Municipal Santa Luzia.

O prefeito do Recife, João Campos, esteve presente na cerimônia para conversar com os atletas sobre a importância de praticar esportes. “Hoje a gente dá início aos Jogos Escolares do Recife, um momento de festa e de celebração para toda a rede. O esporte tem uma força enorme na vida de cada um de nós. Ele ensina disciplina, foco, respeito às vitórias e às derrotas, e, sobretudo, respeito ao adversário. Dentro de campo, aprendemos lições que levamos para a vida. têm a sorte de estudar numa rede que oferece tantas oportunidades, escola em tempo integral, segunda língua, robótica, programas de alfabetização e tantas outras iniciativas que fazem a diferença”, destacou.

Ao longo das próximas semanas, os Jogos irão movimentar os estudantes da rede em 12 modalidades esportivas, divididas em coletivas (voleibol, queimado, handebol, futsal e basquete) e individuais (xadrez, atletismo, judô, futmesa, tênis de mesa, wrestling e badminton). Pela primeira vez, o paratletismo terá um dia exclusivo de competições, no dia 19 de setembro, reforçando o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a valorização da diversidade.

As disputas acontecerão nas quadras externas do Geraldão, em nove escolas municipais e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No total, serão 1.668 jogos, somando mais de 660 horas de competições até o encerramento no dia 2 de outubro.