Jornada da Saúde promove autocuidado e bem-estar para profissionais da educação no Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Com oficinas temáticas e palestra sobre saúde mental, evento reuniu cerca de 200 servidores da rede municipal para refletir sobre qualidade de vida dentro e fora da escola. Fotos: Kleyvson Santos/PCR

“Cuidar de quem cuida”. Foi com esse propósito que a Secretaria de Educação do Recife realizou, nesta quarta-feira (30), a Jornada da Saúde, um evento voltado ao bem-estar dos profissionais da educação da rede municipal. O encontro aconteceu na Escola de Formação dos Educadores do Recife (EFER) e reuniu cerca de 200 servidores, entre professores, gestores, coordenadores e técnicos.

A iniciativa teve como foco principal a promoção da saúde integral, com ações práticas voltadas ao cuidado físico, mental e emocional. Durante o evento, os participantes puderam escolher duas das seis oficinas temáticas oferecidas no período da tarde, com temas como saúde mental nas escolas, cuidados com a voz, ergonomia, ansiedade, alimentação e gênero e sexualidade.

Pela manhã, a programação contou com uma palestra do psicanalista Bruno Filizola, abordando os temas saúde mental, saúde física e autocuidado. Para ele, iniciativas como essa são essenciais no cenário atual.

“Eu acho que esse projeto é extremamente necessário na atualidade. O mundo está cada vez mais acelerado e, muitas vezes, a gente nem percebe como essa velocidade nos afeta. Isso gera alterações de humor e aumento da ansiedade, além de hábitos pouco saudáveis, como uma alimentação desregulada ou a falta de cuidado com a voz, algo comum entre os profissionais da educação. Vivemos sob constante cobrança em todos os aspectos da vida, e acabamos esquecendo de cuidar de nós mesmos. Projetos como a Jornada da Saúde nos convidam a olhar para dentro, a lembrar que somos humanos e que nossas dores precisam ser reconhecidas e acolhidas. Esse é um momento ímpar para os servidores da educação, que vivem uma rotina intensa e muitas vezes não têm tempo para o autocuidado. Equilibrar o bem-estar é fundamental para que possamos seguir fazendo nosso trabalho da melhor forma possível”, destacou Filizola.

À tarde, as atividades seguiram com rodas de conversa e oficinas ministradas por psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas da rede, sempre em formato coletivo, com foco em orientar os participantes sobre os serviços disponíveis e incentivar a adoção de hábitos saudáveis.

A vice gestora da Creche-Escola Recife, ligada à Associação Cristã Feminina, Neide Maria Germano, também participou do evento e destacou a importância da iniciativa para além do contexto educacional. “Eu acho maravilhoso, porque pra mim é tão importante quanto a cultura e eu sou muito ligada à cultura, como poeta e compositora. Sou vice-gestora, mas também sou professora, e sempre participei de muitos eventos culturais, porque acredito no poder transformador da arte. A arte salva e cura. E, da mesma forma, cuidar do nosso psicológico, do alimento da nossa mente, é fundamental. Achei essa proposta importantíssima, por isso me inscrevi logo e fiz questão de participar”, afirmou.

A Jornada da Saúde faz parte das ações do programa Bem-Estar, que tem atuação itinerante nas escolas e unidades administrativas da rede. “É um programa que vai até onde o servidor está. Trabalhamos com escuta ativa e oferecemos formações baseadas nas demandas específicas de cada escola ou setor”, destacou a equipe organizadora.

Mais do que um evento pontual, a Jornada reforça o compromisso da Secretaria de Educação do Recife com a valorização dos profissionais da rede, reconhecendo que um educador saudável transforma o ambiente escolar como um todo.