Livox

imagem de Bella

 

O software Livox é o primeiro programa de comunicação alternativa para tablets totalmente em português. Ele foi criado por Carlos Pereira, analista de sistemas e pai de uma criança com paralisia cerebral.

O aplicativo permite que pessoas com qualquer tipo de deficiência que impeça o processo da fala, como autismo ou paralisia cerebral, tenham autonomia na comunicação.

O equipamento de Tecnologia Assistiva facilita diretamente a comunicação de 260 estudantes com deficiência e indiretamente a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife que são recebidos nas Salas de Recursos Multifuncionais. Esse fato é decorrente da aquisição de cinco mil licenças do Livox realizada pela Secretaria de Educação do Recife para usar com alunos da Educação Especial, do Ensino Fundamental em 2016. Essas licenças foram instaladas em tablets multitoques e distribuídos para 180 escolas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental no início de 2016.

São grandes as possibilidades do aplicativo, o qual tem amplo potencial para uso pedagógico e comunicacional para os estudantes, pois é baseado em algoritmos inteligentes que se ajustam a vários graus de dificuldades motora, visual e cognitiva, corrigindo até mesmo os toques imprecisos das pessoas com deficiências. Dessa forma, essa ferramenta é utilizada como instrumento de inclusão, recurso auxiliar da alfabetização e do estudo de conceitos de disciplinas como a matemática.

Através do Livox, os usuários podem relatar emoções, indicar exatamente o que querem comer; selecionar desenhos, filmes, jogos, músicas que desejam assistir e escutar; ajuda a aprender a ler e a estudar conceitos complexos; interagir rapidamente em perguntas cujas respostas sejam sim ou não; entre outras coisas. As atividades são ativadas através do comando de toque na tela, selecionando figuras, textos ou vídeos no tablet com o aplicativo instalado e as respostas são expressas através de voz sintética.

É importante salientar que os estudantes do Recife estão utilizando o Livox, uma tecnologia reconhecida e premiada internacionalmente. O aplicativo foi premiado pela ONU como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como a plataforma como a inovação tecnológica com maior impacto em 2014.