Livro reúne experiências de sucesso em produção de texto nas escolas municipais

Obra é uma coletânia de artigos de 33 professores que atuam no projeto Ondas na Leitura. Foto: Juliana Corrêa/SETE

A Secretaria de Educação lançou, na tarde desta terça (15), o livro "Produção Textual da Sala de Aula: Relato de Professores da Rede Municipal de Ensino do Recife", uma coletânea de artigos escritos por 33 professores sobre as experiências vivenciadas por eles no âmbito do projeto Nas Ondas da Leitura.  O evento aconteceu no auditório do Museu da Cidade do Recife, na presença de gestores, técnicos pedagógicos e docentes. Estimular os alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) a serem autores de textos literários é o objetivo do Nas Ondas da Leitura, desenvolvido em parceria com a Editora Imeph.

"Literatura para mim é uma mina de ouro que nós levamos para as crianças, que liberam sua imaginação e descobrem seus talentos, sempre com a mediação dos professores. Esse livro traz toda a riqueza das experiências de sala de aula", afirma a professora Rose Mary Domingos, da Escola Municipal Compositor Capiba, no bairro do Torreão. Em suas aulas, os alunos do ano passado criaram o livro "A Gata Borralheira no Sertão Pernambucano", e os deste ano farão um livro sobre a zika.

De acordo com seu relato, a literatura beneficia os alunos nos eixos de oralidade, leitura e escrita. "Na sala, sinto cada vez mais o crescimento pedagógico e afetivo dos alunos a cada livro, a cada descoberta. Meu relato é de vida, de fantasias que ser tornam realidade. O conto da Gata Borralheira exercitou e alimentou a fantasia infantil dos estudantes, possibilitando conquistas que os fizeram felizes, abordando inclusive a temática do bullying", conta.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, destaca a importância da obra enquanto estímulo à troca de experiências na rede municipal. "Com esses relatos, podemos aprender conjuntamente e levar as melhores práticas para todas as escolas. O livro é uma expressão de beleza. Uma riqueza que vai para o acervo da nossa rede e deve servir como material de consulta e multiplicação", define. Para a assessora pedagógica da Editora Imeph, Michelle Almeida, o projeto Nas Ondas da Leitura é uma semente que dá frutos. "O livro é uma pequena demonstração de que os professores podem muito mais. Sabemos que tem muitas coisas lindas sendo produzidas em salas de aula", afirma.

LETRAMENTO

Em 2014 a Secretaria de Educação do Recife lançou o projeto Ondas da Leitura, que faz parte do Programa de Letramento do Recife (ProLer). O objetivo é estimular os alunos do Ensino Fundamental e EJA a serem autores de textos literários. No início de cada ano letivo, cerca de 60 mil estudantes recebem nove livros paradidáticos para serem estudados e trabalhados em sala de aula, um a cada mês. Depois da leitura, os alunos têm a oportunidade de contar e recontar as histórias, para que comecem a trilhar os caminhos da autoria. No fim do ano letivo, os melhores textos são publicados. Nas unidades de ensino, os alunos também recebem visitas dos autores dos livros utilizados no projeto.

No início de 2015, estudantes que um ano antes não sabiam ler e escrever viraram autores de livros infantis. A partir dos trabalhos desenvolvidos no Ondas da Leitura, eles pensaram e produziram três livros. No fim do ano passado, também foram lançados sete livros com histórias produzidas por cerca de 500 estudantes do 1º ao 5º ano, de 33 unidades de ensino.

Fotos: Juliana Corrêa/SETE