Mais de 1700 estudantes da rede pública de ensino do Recife participam da modalidade teórica da OBR

Foto: Ronaldo Almeida/DETEC

Os estudantes da rede municipal de ensino do Recife participaram de mais um desafio de Robótica. Na última sexta-feira (02), mais de 1700 estudantes, do 1º ao 9º ano, fizeram a prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Além deles, ainda participaram estudantes do Ensino Médio, que treinaram nas Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC). Ao todo, 36 escolas e duas Utecs inscreveram estudantes. Os testes foram aplicados nas unidades de ensino que os estudantes são matriculados e nas Utecs.

David Félix, 14 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal Aderbal Galvão considerou a prova boa porque pode colocar em prática conhecimentos matemáticos." Foi a primeira vez que fiz uma prova teórica de robótica. Eu sempre tive vontade de mexer com robô. Gostei da prova e de calcular a área que o robô anda. Eu gostei de robótica e matemática juntos”, avaliou.

Para a professora Suely Bezerra, da equipe do Programa Robótica na Escola, a participação dos estudantes na modalidade teórica da OBR faz com que os alunos se dediquem as disciplinas do currículo. “A prova teórica traz a robótica atrelada aos conteúdos das disciplinas do currículo. É comum as questões envolverem robótica com matemática e ciências naturais, além do português, com a intepretação dos enunciados”, constatou.

A previsão é que no dia 9 de junho sejam divulgados os gabaritos das provas, no sistema da OBR. Depois de corrigir as provas, o professor orientador, que inscreveu os estudantes e está cadastrado no sistema, deverá registrar a nota de todos os estudantes que fizeram a prova e enviar, pelos correios, as três provas que tiveram melhor pontuação, em cada nível, para o comitê de provas da OBR.

De acordo com o cronograma estabelecido para o evento, após o dia 16 de julho as escolas irão receber as medalhas e os certificados para entregar aos alunos. Os estudantes do nível 5, correspondente ao Ensino Médio ainda participarão da segunda fase, cuja a prova será aplicada no dia 25 de agosto.