Mais de sete mil vagas disponíveis para quem ainda não fez matrícula na rede municipal do Recife

Vagas que sobraram após 1ª etapa de matrícula estarão disponíveis na internet a partir desta segunda. Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

Quem ainda não reservou uma vaga na rede municipal de ensino do Recife terá mais uma oportunidade de fazer a matrícula a partir desta segunda-feira (26). As 7.725 vagas que sobraram após a primeira etapa da matrícula estarão disponíveis para reserva na internet até a próxima sexta-feira (30). Os novatos interessados em estudar nas 309 escolas, creches e creches-escolas da Prefeitura do Recife em 2017 devem acessar o site www.recife.pe.gov.br/matriculaonline pelo computador, tablet ou celular, a partir das 8h desta segunda.

Das 20.732 vagas disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Recife para turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), mais de 13 mil já foram reservadas pela internet. Ao confirmar a unidade de ensino escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o responsável pelo estudante cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer à escola ou creche para levar os documentos, comprovar os dados colocados no site e fazer a confirmação presencial da matrícula, dos dias 02 a 06 de janeiro.

No site, o estudante ou responsável deve informar a série que pretende cursar. A partir daí, o sistema mostra as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas. Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. Para saber qual a unidade de ensino mais próxima, é possível consultar o mapa disponível no site da matrícula. Quando o processo for concluído, o estudante deve anotar o número do comprovante da reserva de vaga para levar à escola na fase de confirmação de matrícula, junto com a documentação.

Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Esses polos de matrícula funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e os endereços estão disponíveis no site da matrícula. Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565, de segunda a sexta. Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.

Os interessados que acessaram o site em novembro tiveram mais chance de conseguir vaga na escola de sua preferência. Já quem deixou para fazer a reserva nesta semana de repescagem encontrará menos opções disponíveis, já que grande parte das vagas foi reservada.

EDUCAÇÃO ESPECIAL - Na hora da matrícula online, também é preciso informar se o estudante tem algum tipo de deficiência. Atualmente, os mais de 3.700 alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino do Recife têm aula nas salas regulares, junto com os demais estudantes da rede municipal. Já os alunos surdos devem priorizar a matrícula nas sete escolas que têm salas bilíngues, onde eles vão aprender Libras como primeiro idioma e português como segunda língua. Dessa forma, eles terão aulas de todas as disciplinas com professores que sabem Libras, eliminando a necessidade de intérprete. As escolas municipais que têm salas bilíngues são: Padre Antônio Henrique (Derby), Mário Melo (Campo Grande), Rozemar de Macedo Lima (Casa Amarela), Vila Santa Luzia (Cordeiro), Governador Miguel Arraes de Alencar (Estância), Cristiano Cordeiro (Cohab/Ibura) e Karla Patrícia (Boa Viagem).

DOCUMENTAÇÃO - Entre os dias 02 e 06 de janeiro, o aluno ou responsável precisará ir à escola para de fato confirmar a matrícula e comprovar os dados colocados no site. Não é necessário madrugar nas escolas para garantir a vaga, já que a mesma foi reservada na internet. O estudante só perde a vaga se a matrícula não for confirmada presencialmente, com a entrega dos documentos.

Será necessário apresentar comprovante da reserva de matrícula online, documento de transferência da escola de origem, duas fotos 3x4 recentes e cópias da certidão de nascimento ou RG, da carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência. Os beneficiários do Bolsa Família também devem levar cópia do Número de Identificação Social (NIS). Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ainda devem apresentar o CPF, pois precisarão dele para retirada do Passe Livre Recife, que dá direito a 70 passagens de ônibus por mês.

Vale lembrar que cerca de 70 mil alunos que já estudavam na rede municipal de ensino optaram por continuar nas unidades da Prefeitura do Recife e tiveram a matrícula renovada automaticamente, portanto não precisam acessar o site.