Merendeiras da Rede Municipal do Recife recebem treinamento de boas práticas na fabricação e manipulação de alimentos

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro foi realizado na EFAER Paulo Freire, nesta quarta-feira (25); capacitação segue até a quinta (27). Foto: Mônica Oliveira/PCR

Uma escola não se resume apenas à sala de aula. Tudo o que está dentro da unidade se torna peça importante e fundamental para entregar uma boa experiência e uma educação de excelência para os estudantes. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Recife, por meio da Gerência Geral de Alimentação Escolar, ofertou um treinamento para as merendeiras que compõem a Rede Municipal de Ensino, nesta quarta-feira (26), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife - Professor Paulo Freire. Com o grande número de profissionais, buscando seguir todos os protocolos de combate ao Covid-19, as merendeiras foram divididas em grupos e o evento está sendo realizado em um período de três dias, com a finalização marcada para esta quinta-feira (27). 

Ao longo da formação, as profissionais puderam se aperfeiçoar nas questões que envolvem boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos; higiene e manipulação; etapas de recebimento; distribuição das refeições; cuidados com dietas especiais; higienização das instalações; ambiente e utensílios; sanitização; tipos de contaminação e preenchimento das planilhas de controle. 

“É muito bom reunir todo o pessoal para essa preparação antes do início do ano letivo. Eles são peças fundamentais na oferta da alimentação escolar, pois têm contato direto com os estudantes, porque é quem oferta a refeição. Nossa equipe de nutricionistas está sempre visitando as unidades, escolas e creches, para entender as necessidades do local. Nos colocamos sempre à disposição para tornar o ambiente escolar cada vez melhor em todas as áreas”, destacou Synara Soares, Gerente Geral de Alimentação Escolar. 

A reunião contou com as participações de Maria Claudivania de Macedo, supervisora de merenda, Letícia Prazeres, da qualidade de alimentos, e Maximiliano Melo Lins, representante da empresa RC Nutri. “Gostei muito do treinamento, porque a gente aprende a lidar melhor com as crianças e também com a forma de manipular os alimentos. Procuro ser sempre muito amorosa com os estudantes, e isso é refletido também na comida. A gente sabe que, às vezes, aquela vai ser a única alimentação de qualidade que a criança vai ter no dia, então temos que dar sempre o melhor”, disse Vera Lúcia, merendeira da Escola Municipal Alto Jardim Progresso, de Nova Descoberta. 

Ireneide Barbosa, da Escola Municipal Alto Santa Terezinha, do bairro de Beberibe, também reforçou a importância do treinamento para o dia a dia escolar. “Após esse momento, sinto que voltamos para as nossas escolas mais bem preparadas. Gosto muito da formação porque aprendemos muitas coisas e tiramos todas as nossas dúvidas. Temos que sempre dar o nosso melhor para os alunos. Somos uma equipe e temos que fazer de tudo para servir o melhor”, finalizou. 

 
Fotos: Mônica Oliveira/PCR