Mesa Educacional

imagem de Bella
A Mesa Educacional promove um aprendizado muito mais lúdico e significativo para as crianças. Foto: Walyson Morais/SETE

A Secretaria de Educação nos fundamentos de sua Política de Ensino,  abordou no terceiro capítulo o desafio de lidar com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Escola.

Inserir as TIC como instrumento de apoio à aprendizagem no cotidiano escolar das crianças, que são cada vez mais seduzidas pelo potencial de interação e socialização dessas tecnologias, sem dúvida é o principal desafio de uma gestão pública.

Dessa forma, as Mesas Educacionais chegaram à Rede Municipal de Ensino do Recife entre as novidades do Programa de Letramento do Recife (PROLER), lançado em 2012, que tem em seu principal objetivo articular uma série de ações de letramento que antes estavam desalinhadas e fazer um trabalho conjunto. Essa ferramenta tecnológica vem sendo utilizada nas atividades com as crianças de 4, 5 e 6 anos.

   A Mesa Educacional é uma Tecnologia Educacional (TE) que oferece possibilidades para uma prática pedagógica inovadora e inclusiva. As atividades dessa ferramenta tecnológica incentivam o desenvolvimento físico, intelectual, psicológico e social das crianças. Elas manipulam materiais concretos e recursos digitais, exercitando a coordenação motora, o relacionamento e possibilitando a descoberta do mundo pelos temas abordados nessa faixa etária: Artes, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Movimento, Matemática e Música.

Vale destacar, que o trabalho desenvolvido com as mesas educacionais está em consonância com a proposta curricular da rede, uma vez que a maioria das atividades propostas contemplam os eixos contidos na proposta curricular do caderno de educação infantil da política de ensino.  Nelas as crianças são protagonistas no processo de aprendizagem, participam ativamente das atividades, de maneira colaborativa. E os professores, que buscavam uma inserção digital nas unidades educacionais, podem configurar atividades e contam com sugestões de encaminhamentos que auxiliam no processo ensino e aprendizagem.

Credito para imagens do carrossel

Fotos: Ronaldo Almeida/SETE