Mostra Cultural do PAC garante protagonismo aos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Ao todo, 26 escolas tiveram apresentações prestigiadas no Parque Dona Lindu e no Compaz Dom Hélder Câmara. Foto: Paulo Melo/PCR

Um teatro Luiz Mendonça lotado de muita expectativa e alegria prestigiou a Mostra Cultural do PAC. O evento marcou a culminância do Programa de Animação Cultural promovido nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. As atividades foram realizadas nesta quarta-feira (1º) e divididas em dois turnos, sendo a parte da manhã no Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha de Joana Bezerra, e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Ao todo, 26 escolas se apresentaram, mesclando peças teatrais, capoeira, frevo, coco e muitas outras manifestações artísticas. 

O Programa de Animação Cultural (PAC) faz parte dos projetos encabeçados pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) do Recife e tem como objetivo proporcionar à comunidade escolar o acesso aos bens culturais, apresentar os resultados do desenvolvimento das atividades dentro das unidades, colocar o estudantes como protagonista das ações desenvolvidas na rede e promover momentos de lazer e entretenimento de toda a comunidade escolar, aguçando os jovens para o prazer cultural. 

Estudantes da Escola Municipal Mércia de Albuquerque Ferreira, localizada na Ilha do Retiro, Júlia Fernanda e João Miguel relataram a experiência que vivem dentro do projeto. “Esse grupo me motiva muito. Ensaiamos sempre no pátio da escola e eu gostei muito de aprender sobre a dança e a história da capoeira”, detalhou Júlia. “É muito bom um projeto como esse porque tira a gente da rua. Onde eu moro está tendo muita coisa ruim na rua, então eu acho melhor ficar na escola. Aprendi a capoeira, estamos ensaiando há alguns meses e eu tô gostando muito. Pretendo continuar no grupo”, complementou o estudante do 5º ano. 

 

O PAC conta atualmente com 100 animadores culturais, que se dividem entre as escolas da rede levando para os estudantes as linguagens de teatro, dança, percussão, jogos e brincadeiras, artes visuais e plásticas. “Hoje apresentamos um resultado que é fruto do trabalho de um ano todo, juntando as manifestações artísticas ao tema do meio ambiente. É um dia de alegria, muita festa e de ocupação dos espaços da cidade pelas nossas escolas”, celebrou Genivaldo Francisco, gestor do NAC. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR