Núcleo de Atividades Culturais (NAC) promove espetáculo ‘Recife, cidade lendária’

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento também contou com entrega do Prêmio Artes e Saberes da Educação. Foto: Paulo Melo/PCR

A grandiosidade do Teatro de Santo Isabel abriu as portas para receber o espetáculo “Recife, cidade lendária”, promovido pelo grupo de teatro do Núcleo de Atividades Culturais (NAC), da Secretaria de Educação da cidade. A apresentação teve como objetivo levar os estudantes da Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana e a população em geral a refletir sobre a cultura popular recifense e a potência e a importância da cidade no cenário nacional por meio da arte e da educação. 

A intenção é que, posteriormente, o espetáculo seja levado para todas as escolas municipais do Recife, contemplando todos os estudantes da rede. Além da apresentação teatral, o evento ainda contou com a entrega do Prêmio Artes e Saberes da Educação, que homenageou artistas que desenvolvem trabalhos mesclando arte e educação na cidade, seja dentro das comunidades, na militância, nas ruas ou dentro das escolas.

Receberam a premiação o professor da Rede Municipal de Ensino do Recife, Givanilson Soares; a cantora Nena Queiroga; Marta Almeida, militante do movimento negro que trabalha questões etnico racionais na Rede do Recife; Chopelly Santos, presidente da Amotrans-PE; Carlos Carvalho, diretor e roteirista; Flávio Reis, militante do movimento social e arteeducador; além de Adriano Cabral, ator que trabalha diretamente com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no desenvolvimento de atividades voltadas para a arte cênica e a poesia. Em uma celebração surpresa, a coordenadora pedagógica do NAC, Mônica Beltrão, também foi contemplada com o troféu.

“O prêmio foi pensado por toda a nossa equipe do NAC para homenagear pessoas que desenvolvem trabalhar com arte e educação na cidade e assim apoiam a educação do Recife, fazendo isso através da música, de espetáculos circenses e também dentro das salas de aula. Entregamos com todo carinho a premiação para essas pessoas que desenvolvem trabalhos em prol da educação e da arte na cidade do Recife”, comemorou Genivaldo Francisco, gestor do NAC. 

Responsável por um trabalho inspirador dentro da Rede Municipal de Ensino do Recife, o professor Givanilson Soares comentou a felicidade em ser homenageado pela própria rede. "Ser professor da rede e homenageado por um evento daqui é muito gratificante. Eu levanto essa bandeira sempre de trazer a arte junto com a educação, porque é um casamento. Poder levar cultura para dentro da escola traz benefícios incríveis para nossos estudantes. Estou muito feliz e honrado e com um gás a mais para continuar exercendo esse trabalho”, disse. 

“Receber um prêmio como esse é emocionante demais para mim. Estou em estado de graça total. Só quero contribuir mais e mais e fazer mais parte de tudo isso. Eu, enquanto professora frustrada que estudou para seguir essa carreira mas não conseguiu conciliar com o meio artístico, levanto essa bandeira da arte nas escolas sempre. Tudo que envolve educação me emociona muito”, complementou Nena Queiroga. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR