Núcleo de Atividades Culturais realiza 4º edição do Projeto Mercado Afro 2023

imagem de Guilherme Vila Nova
A ação ofereceu oficinas aos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife e contou com apresentação cultural e artística, roda de conversa e feira / Foto: Paulo Melo/PCR

O Pátio de São Pedro, no centro do Recife, sediou, na noite desta sexta-feira (1º), e durante todo o sábado (2) a 4º edição do Projeto Mercado Afro 2023, em alusão ao mês da Consciência Negra. A ação é realizada pela Prefeitura do Recife, através do Núcleo de Atividades Culturais da Educação (NAC), em parceria com a ONG Fazendo Arte e faz parte da Jornada de Direitos Humanos da Prefeitura.

O principal objetivo é promover momentos de lazer e entretenimento à comunidade escolar,  exaltar a cultura negra e suas raízes, fortalecer o empreendedorismo negro e enaltecer grupos culturais e artísticos. “Esse é o momento de mostrar para a cidade o potencial que tem os nossos estudantes. Essa é a culminância de tudo o que realizamos nas escolas durante todo mês de novembro. É um mercado onde será ofertado para a população do Recife um entendimento sobre a sociedade de matriz africana, falar sobre a intolerância religiosa e assim fortalecer o ensino da arte e da história da África nas nossas escolas”, falou Genivaldo Francisco, gestor do Núcleo de Atividades Culturais (NAC).

Na noite da sexta-feira aconteceram apresentações musicais com shows de artistas pernambucanos e afoxés. Para dar início a programação o Dj Guerra animou o público, depois subiu ao palco o grupo Drag Rouge e em seguida Levi Oficial tomou conta Também passaram pelo palco do Mercado Afro o Coco Fulô da Mata, Joelminha do Recife, dentre outras atrações.

A manhã do sábado foi recheada de oficinas de dança, teatro, percussão, capoeira, roda de conversa e feira de empreendedores de mães negras. A tarde ficou por conta das apresentações culturais, onde foram realizadas apresentações da Cia de Dança Arte do Corpo Caravana da Prevenção do GTP+, Grupo de Teatro e Dança Padre Reginaldo Veloso, Luca de Melo, Bloco de Samba: A Turma do Saberé, Nanny Alves, dentre outros.

Na ocasião, estiveram presentes estudantes das Escolas Municipais Luiz Vaz de Camões; Municipal Mércia de Albuquerque; Municipal Santa Luzia; Municipal Mário Melo; Municipal Senador José Ermírio de Moraes; Municipal do Dom; Municipal Manoel Torres e Professor Júlio de Oliveira.