No Ibura, Unicef e Avsi Brasil visitam escola da rede do Recife para entregar lavatório de mãos do projeto Resposta à Covid-19 do Semiárido

imagem de Paulo H
Escola Cícero Franklin Cordeiro foi uma das unidades escolares contempladas pelo projeto coordenado pelas instituições

A Escola Cícero Franklin Cordeiro, localizada no bairro do Ibura, recebeu nesta quarta-feira (30) o lavatório de mãos do projeto Resposta à Covid-19 do Semiárido, coordenado pela Unicef e Avsi Brasil. A iniciativa com foco especial em garantir um retorno seguro às escolas é fruto de um trabalho realizado pelas instituições nos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará, que tem o objetivo de apoiar a gestão municipal na continuidade dos serviços essenciais às crianças e adolescentes nas áreas de saúde e educação. Além do lavatório de mãos, a escola recebeu máscaras, sabonetes, papel toalha, sabonete líquido, álcool em gel e cartazes de conscientização sobre o combate à Covid-19.

Coordenador do Unicef para o semiário, Denis Larsen disse que a instituição tem buscado contribuir para a redução da transmissão do coronavírus e para a adaptação e continuidade segura dos serviços essenciais para os estudantes. “Estar junto das gestões municipais, das equipes técnicas e das famílias, entender as realidades e contribuir para uma reabertura segura de escolar e a continuidade de outros serviços é muito importante para reduzir o impacto na vida de crianças e adolescentes”, garantiu. 

Para o gestor da unidade escolar, Bruno Barreto, a parceria com o Unicef e a Avsi Brasil é muito importante por ser um multiplicador dentro da comunidade escolar. “Essa parceria vai integrar os pais, professores e estudantes do 1º ao 9º ano. Todos serão multiplicadores desta campanha de combate ao coronavírus. Esses estudantes, inclusive, quando retornarem às aulas, serão também multiplicadores educativos. E nós já temos todo um planejamento para este lavatório de mãos, teremos um horário específico para ela rodar toda a unidade escolar reforçando toda a nossa campanha de conscientização”, disse o gestor. Atualmente, a Cícero Franklin conta com cerca de 780 estudantes matriculados e a expectativa da gestão é alcançar em torno de 400 famílias através da campanha. 

“Eu achei a ideia da pia móvel muito legal, pois vai incentivar ainda mais as pessoas a lavarem as mãos, principalmente os estudantes. A gente sabe que algumas pessoas ainda não se cuidam corretamente, então é muito importante a ampliação das ações de prevenção aqui na escola, pois é muito bom se cuidar”, pontuou a estudante do 6º A, Isabel Vitória. 

Representando a Secretaria de Educação do Recife, a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Juliana Guedes, ressaltou a presença do lavatório móvel na unidade de ensino como uma oportunidade de incentivar ainda mais a prevenção ao coronavírus dentro da comunidade escolar. “No dia a dia, a gente consegue monitorar os estudantes, ensinar e explicar, mas ter a oportunidade de mostrar e dialogar com a comunidade neste momento é muito importante, pois não adianta os cuidados apenas dentro da escola se em casa os estudantes não tiverem os mesmos cuidados. Então, é uma iniciativa que agrega esse papel que a escola tem de transpor os muros escolares”, disse.

Ainda de acordo com Juliana, outro aspecto muito importante desta parceria é que não se trata apenas de um lavatório móvel e kits de produtos de higiene, mas por proporcionar uma formação que vai possibilitar ao gestor da escola verificar se ações realizadas estão impactando a comunidade escolar. “É uma parceria que reforça as ações que a Secretaria de Educação do Recife já vem fazendo nas unidades de ensino, aos equipamentos que já temos, como totens e dispensers de álcool em gel, pulverizadores, tapetes sanitizantes, termômetros, máscaras, pias extras que instalamos em todas as unidades da rede,  enfim, uma série de ações que planejamos para esta retomada”, completou. 

Fotos: Paulo H/PCR