No Recife, Secretários de Educação de Capitais conversam sobre Educação Básica e Primeira Infância

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro aconteceu nesta quinta-feira (3) no Forte das Cinco Pontas, na área central da capital pernambucana. Foto: Paulo Melo/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta quinta-feira (3), mais uma edição da Reunião de Secretários de Educação de Capitais. Sob o comando do secretário da pasta, Fred Amancio, a comitiva formada por outros nove gestores municipais de educação conversou sobre Educação Básica e Primeira Infância, além dos grandes desafios da educação para os próximos anos. O encontro foi realizado no Forte das Cinco Pontas, um dos cartões postais da capital pernambucana.

Na pauta da reunião, que contou com a participação dos secretários municipais de Florianópolis/SC; Porto Alegre/RS; Salvador/BA; Curitiba/PR; Rio de Janeiro/RJ; São Luís/MA; Porto Velho/RO; São Paulo/SP; e Belém/PA, temas como a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Inclusiva estiveram em destaque. A Educação Inclusiva, inclusive, foi um dos pontos mais importantes da discussão.

Fred Amancio, secretário de Educação do Recife, abriu a mesa e fez um panorama geral de como funciona a Rede Municipal do Recife, destacando pontos como as reuniões de Pactuação de Metas e o Bônus por Desempenho Educacional (BDE). “Esses encontros são fundamentais para falarmos e planejarmos a Educação Básica do país e os desafios das capitais, que são grandes centros urbanos. É certo que já avançamos muito, mas ainda temos muitos desafios pela frente. Estamos trabalhando para que juntos possamos mapear os pontos críticos e desenvolver estratégias para minimizar os prejuízos educacionais causados pela pandemia da Covi19. Estamos contentes pela oportunidade de realizar este encontro aqui no Recife para falar sobre temas tão importantes para a educação do Brasil”, disse o gestor.

A programação da reunião contou ainda com visitas ao Centro de Tecnologia da Secretaria de Educação do Recife (CETEC); Centro de Referência da Primeira Infância (CRIAR), que está sendo construído no Compaz Miguel Arraes; Laboratórios Itinerantes de Formação da Primeira Infância; e Unidade de Tecnologia, localizados no Compaz Escritor Ariano Suassuna.

Passaram pela capital pernambucana os secretários municipais de Educação, Maurício Pereira (Florianópolis/SC), Sônia Maria (Porto Alegre/RS), Otávio Marcelo Matos (Salvador/BA), Maria Sílvia Bacila (Curitiba/PR), Renan Ferreirinha (Rio de Janeiro/RJ), Caroline Marques (São Luís/MA), Gláucia Medeiros (Porto Velho/RO), Fernando Padula (São Paulo/SP) e Márcia Mariana Bittencourt (Belém/PA).

Carta do Recife - No encontro, os Secretários de Educação de Capitais decidiram ainda pela formação de um novo Conselho, o CONSEC (Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais), e pela divulgação da Carta do Recife, documento dirigido ao Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre as expectativas e desafios para a Educação no Brasil, e para dialogar de forma colaborativa com o futuro ministro ou ministra da Educação.

CARTA DO RECIFE - ACESSE AQUI!

Fotos: Paulo Melo/PCR