No Teatro de Santa Isabel, Fred Amancio recebe homenagem do Aria Social

imagem de Guilherme Vila Nova
Solenidade aconteceu nesta quinta-feira (21) durante a apresentação do musical “Capiba, pelas ruas eu vou” / Foto: Paulo Melo/PCR

Na noite desta quinta-feira (21), o Secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, foi agraciado com uma homenagem especial concedida pelo Aria Social. A solenidade aconteceu durante a apresentação do musical “Capiba, pelas ruas eu vou”, no Teatro de Santa Isabel, e foi conduzida pela bailarina Cecília Brennand, que também preside o projeto. A homenagem reconheceu e destacou a significativa contribuição de Amancio para o avanço e desenvolvimento da educação em Pernambuco.

A trajetória de Fred na Educação começou em 2015, a convite do então governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para assumir a pasta. E assim, Amancio permaneceu à frente da Educação Estadual por sete anos. Ao longo deste anos, o gestor participou de grandes avanços e viu a educação pública de Pernambuco se fortalecer, ganhar destaque nacional, inclusive se tornando referência para muitos Estados, e saltar da 21ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ided), no ensino médio, para o primeiro lugar (2016) com a divulgação do ideb 2015, mantendo-se sempre entre os três melhores resultados do País.

“É com imensa alegria e muita honra que recebo esta homenagem do Aria Social. É importante salientar que sou apenas um representante. Na realidade, esta homenagem é destinada a todos os professores, profissionais e, especialmente, à educação de Pernambuco e do Recife, que avançaram significativamente nos últimos anos. Para mim, que já ocupei cargos de secretário em outras pastas, estar aqui recebendo este reconhecimento é muito significativo. Ao longo dos meus quase 30 anos de trajetória como gestor público, poder não apenas testemunhar este momento, mas contribuir para o aprimoramento da educação em nosso estado e em nossa cidade, contando com pessoas extraordinárias na área da educação, é verdadeiramente especial”, disse, emocionado, Fred.

Amancio ainda firmou parcerias inovadoras com foco em significativos avanços: investimentos na construção, reforma e ampliação de escolas e quadras; ampliação no número de vagas e modalidades do Programa Ganhe o Mundo; oferta do acesso ao Ensino Superior para os estudantes, através do PE no Campus; ampliação da rede de Escolas em Tempo Integral e da rede de Escolas Técnicas Estaduais; e o lançamento do Criança Alfabetizada, o maior programa de alfabetização da história de Pernambuco, que conta com a adesão de todos os 184 municípios do Estado.

Atualmente, a convite do prefeito João Campos, Fred atua como secretário de Educação do Recife. Em pouco mais de um ano de gestão, Amancio e sua equipe lançaram programas; entregaram novas unidades de ensino, o que impacta diretamente no aumento da oferta de vagas; firmaram parcerias importantes e quebraram recordes com mais de 500 estudantes do 9º ano Ensino Fundamental aprovados em Escolas Técnicas Estaduais. Ainda em 2021, com um total de R$ 200 milhões em investimentos, a Educação do Recife ganhou os dois maiores programas da história, o EducaRecife – programa de tecnologia e inovação educacional, e o Infância na Creche, reafirmando o compromisso da atual gestão com o fortalecimento da Educação Infantil e a expansão de vagas em creches. Serão sete mil novas vagas até 2024. Até o momento, 80% da meta foi atingida.

Sob a gestão de Fred Amancio, a Secretaria de Educação do Recife lançou ainda os programas Primeiras Letras, com foco na alfabetização na idade certa, ou seja, até os sete anos de idade; e o Embarque Digital, com o objetivo de ofertar formação na área de tecnologia, melhorar a empregabilidade dos jovens e, consequentemente, impactar positivamente a economia do polo de tecnologia e inovação da cidade do Recife.

O Projeto Aria Social, conhecido por seu compromisso com a promoção da cultura e da arte, reconhece o papel fundamental que a educação desempenha na transformação da sociedade. Por isso, a homenagem a Fred Amancio se torna ainda mais significativa, destacando não apenas sua trajetória profissional, mas também seu comprometimento com o bem-estar e o futuro das gerações pernambucanas.

“O Aria Social levanta a bandeira da educação através da arte. Neste contexto, é essencial destacar a relevância de Fred como um catalisador fundamental na transformação educacional de Pernambuco. Sua dedicação incansável e sua visão pioneira têm deixado um legado duradouro, e tem inspirado gerações a buscar conhecimento e excelência”, enfatizou Cecília Brennand

A sessão de apresentação do musical "Capiba, pelas ruas eu vou", foi um momento emocionante, onde arte e reconhecimento se uniram para celebrar, não apenas a obra de um dos maiores compositores pernambucanos, mas também o trabalho incansável de um líder que tem se dedicado à construção de uma educação mais justa e igualitária.