Noite de emoções na Retrospectiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Teatro Luiz Mendonça virou palco de histórias inspiradoras Foto: Cortesia

O palco do Teatro Luiz Mendonça, nas dependências do Parque Dona Lindu, sediou na noite de ontem (quarta, 6 de dezembro) a troca de experiências de professores e estudantes das 126 unidades de ensino que ofereceram à população a modalidade de EJA em 2017. No total, uma plateia lotada com 600 estudantes e cerca de 150 professores partilharam testemunhos comoventes sobre os desafios superados ao longo do ano.

Com apresentação do jornalista Pedro Lins, a noite foi aberta pelo secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, que fez questão de ressaltar que a EJA requer um empenho ainda maior dos estudantes que, muitas vezes, chegam às aulas após uma jornada extensa de trabalho. “O que importa na educação é o compromisso, o desejo e a perseverança de jamais desistir”, incentivou o Rebêlo, ao lembrar uma das máximas de Dom Hélder Câmara, que diz que “é graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca”.

Para o chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Bruno Oliveira, a noite foi a culminância de um ano exitoso. “ Conseguimos avançar e não podemos retroceder um passo sequer. É com muita alegria que informo que conseguimos finalizar o ano letivo de 2017 sem fechar uma turma sequer da EJA”, revelou Oliveira, sob aplausos de uma plateia entusiasmada. Atualmente, a rede municipal conta com 7.826 alunos matriculados na modalidade EJA, que recebem aulas de 334 professores.

Entre os destaques, a apresentação contagiante do estudante José Dias Lima, 66 anos, matriculado na escola Professor Aderbal Galvão (Vasco da Gama). De sanfona em punho, entoou sucessos de Luiz Gonzaga tendo a plateia como coro. Após clássicos como Asa Branca, Vida de Viajante e Sabiá, revelou ao apresentador Pedro Lins que a maior de suas alegrias de ter voltado a estudar aos 65 anos é a liberdade de ir e vir por poder ler o nome dos coletivos. “ Hoje eu leio o nome dos ônibus para os outros, para quem precisa de ajuda”, revelou.

A participação do estudante Robson Silva Paixão, da escola Rodolfo Aureliano (Várzea) se deu pelo fato de ele ter sido um dos vencedores do prêmio Jovem Embaixador do Turismo, concurso empreendido pela Secretaria de Turismo do Recife e através do qual Robson ganhou assento no Conselho Municipal de Turismo por um ano, vaga conquistada após uma redação e a realização de um vídeo sobre os atrativos da cidade. “Foi uma alegria enorme para mim voltar a estudar após 20 anos e conquistar esse prêmio”, revelou.

O destaque dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da EJA em feiras de conhecimentos também foram motivo de destaque na noite. Graças ao desempenho dos projetos, trabalhos de nove equipes foram selecionados para participar de eventos científicos fora da rede de ensino do Recife e, alguns deles até mesmo em outros estados como a SBPC 2018, que acontecerá em Alagoas e a Milset, que acontecerá em Fortaleza. Além de premiar os estudantes com melhores desempenhos, a retrospectiva teve ainda a veiculação de um filme projetado com os trabalhos de estudantes e professores desenvolvidos ao longo do ano de 2017.