Notebook do Professor

imagem de Bella
Imagem: Abel André e Design - Detec

A Secretaria de Educação do Recife entregou,  de novembro a dezembro de 2018, 5.502 mil notebooks aos profissionais do corpo docente da rede municipal de ensino.  Com investimento de R$ 12 milhões, a iniciativa, advinda do Programa Professor@.com,visa ampliar as ferramentas pedagógicas para os professores, bem como ampliar a produção cultural e pesquisa dos profissionais da Educação do Recife.

O laptop – tipo 3, no modelo Master N3140, tem o processador Intel Core i3 7100U, com memória RAM de 8 GB e Microsoft Windows 10 Pro Education (versão 2018), da marca Positivo, pesa 1,6kg e dispõe de 34 cm X 2,4 cm em dimensões. Além de contar com programas de leitor de tela livre para Windows, destinados a pessoas com deficiência visual, editores de áudio e vídeo, programas destinados à Educação Infantil, Fundamental e outros destinados a programas da Secretaria de Educação como o Programa de Letramento do Recife (PROLER), Robótica na Escola, #Ondatec, entre outros.

Programas de letramento:

SEBRAN ABC – Voltado para a introdução das atividades de matemática, leitura e escrita.

MINISEBRAN – Auxilia a introdução de conceitos e atividades sistematizadas voltadas aos estudantes da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental.

Programa de acessibilidade:

NVDA – Leitor de tela que possibilita a leitura de tudo o que estiver escrito na tela do computador.

Programas de robótica:

ARDUÍNO – Placa de prototipagem eletrônica de código aberto que pode servir tanto para o desenvolvimento de projetos interativos como ser conectada a um computador ou unidade de controle dos robôs.

CHOREGRAPHE – Multiplataforma usada principalmente para a programação do robô humanoide NAO.

MDESIGNER – Software de programação para controladora Microduíno.

LEGO EV3 EDUCATION E NXT 2.0 PROGRAMMING – Utilizados para desenvolver programações, em blocos Lego, dos robôs.

SCRATCH – Nova linguagem de programação baseada em gráficos e comandos intuitivos para crianças.

FRITZING – Ferramenta de software para hardware de código aberto que torna a eletrônica acessível como material criativo para qualquer pessoa.

LEGO DIGITAL DESIGNER - Software de desenho em 3D com peças da Lego.

Programas de edição de áudio e vídeo:

AUDACITY – Edição digital de áudio.

FORMAT FACTORY – Conversor multimídia que converte áudio, vídeo e arquivos de imagem.

PIVOT ANIMATOR – Programa de animação de bonecos palito que trabalha em 2D.

SHOTCUT – Programa de edição de vídeo semiprofissional completo que trabalha em trilhas “traks” e possibilita edição audiovisual de forma geral.

Programas de edição de imagem:

GIMP – Programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagem e, em menor escala, também para desenho vetorial.

INKSCAPE – Programa de editoração eletrônica de imagens e documento vetoriais.

TUX PAINT – Editor de imagens de mapas de bit (bitmap) para crianças a partir da idade em que tenham condições de operar com o mouse.

 

Aqui você encontra as apresentações técnica e pedagógica do notebook do professor CLICK