Novo grupo de estudantes volta às salas de aula e Recife conclui plano de retomada das atividades presenciais nas escolas e creches

imagem de Paulo H
Nesta terça-feira (3), última etapa do processo, unidades escolares acolheram estudantes do 1º ao 3º do Ensino Fundamental e da Educação Infantil; cronograma contemplou também a Educação de Jovens e Adultos

A Rede Municipal de Ensino do Recife concluiu, nesta terça-feira (3), o plano de retomada das atividades presenciais nas unidades escolares da rede. Nesta última etapa do processo, escolas e creches acolheram os estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, que voltaram às salas de aula após um ano e quatro meses de atividades remotas por causa da pandemia da Covid-19. O cronograma contemplou também as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A retomada das atividades presenciais na rede começou no dia 22 de julho, com o retorno dos estudantes dos 8º e 9º  anos do Ensino Fundamental, e foi dada sequência pela Secretaria de Educação do Recife no dia 27 de julho, com a volta das turmas do 4º, 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. 

Em Boa Viagem, na Creche Escola Municipal 14 Bis, era grande a expectativa para o reencontro com as crianças. “É muito emocionante estar de volta e reencontrar os alunos e suas famílias. Até este dia chegar, houve uma preparação da equipe da escola e dos professores para que este retorno acontecesse da melhor forma possível”, disse Mércia Assumpção, gestora da unidade de ensino. Para a retomada, a gestão escolar realizou diversas reuniões com os pais e responsáveis a fim de que todos tivessem a certeza de que a escola estaria seguindo todos os protocolos de segurança. “Nestas reuniões nós entregamos um manual para que eles conseguissem alinhar o formato da unidade ao formato da família. Então, foi dado o manual da família, onde apresentamos todo o protocolo de segurança e apresentamos as salas de aulas já equipadas e organizadas, assim como o espaço escolar”, completou a gestora. 

Ansiosa pelo retorno do filho Luiz Antônio, Susilene Santos, chegou na 14 Bis bem cedo para este primeiro dia de aula. “Ele acordou sem nem precisar chamar, estava ansioso para vir para a escola, mas eu acho que estou mais ansiosa e nervosa do que ele. Além disso, tô na expectativa também de saber como vai ser esse retorno para a escola”, expressou a mãe do estudante. 

Do outro lado da cidade, no bairro de Nova Descoberta, a professora Marinalva Gomes chegou à Creche Escola Mércia Maria Bezerra Costa emocionada. “Nós estávamos muito ansiosas. Particularmente, esperei muito por este momento e percebi nas crianças a alegria quando entraram na creche e vislumbraram a beleza e tudo o que a gente pode oferecer para elas. Eu reparei nos olhos delas o carinho e atenção, elas tinham certeza que iriam receber tudo isso. Foi um encontro mágico”, contou. Para este retorno, a docente disse que o maior desafio será conciliar o ensino híbrido. “As famílias precisam compreender que o ensino híbrido vai fazer parte da nossa vida escolar por muito tempo, veio para ficar, e que a gente possa trabalhar de forma compartilhada e que a família seja a nossa parceira neste grande desafio que é o ensino híbrido, uma proposta muito boa e que vai aproximar ainda mais a família da escola”, pontuou Marinalva. 

A reabertura das unidades escolares da Rede Municipal do Recife só foi autorizada pelo Governo do Estado de Pernambuco em abril deste ano, mas desde o mês de janeiro a gestão municipal vem trabalhando na preparação de todas as unidades para permitir todo este processo de retorno às atividades presenciais com mais tranquilidade. O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, reforça que o monitoramento do cumprimento do protocolo de segurança se estenderá ao longo deste segundo semestre. “Estamos vendo o avanço da vacinação na nossa cidade e a redução do número de casos, mas ainda estamos em contexto de pandemia. Então, temos que ficar atentos ao cumprimento de todos os protocolos permanentemente. Além de tudo o que já foi providenciado, materiais e equipamentos para as escolas, agora vem uma outra etapa, de que tudo isto esteja presente no dia a dia das nossas unidades de ensino”, ressaltou o gestor municipal. 

Fotos: Paulo H/PCR