Novos professores da rede municipal do Recife participam da 1ª formação

Concursados recém-convocados receberam as boas vindas e conheceram a estrutura da Secretaria de Educação do Recife. Foto: Luciano Augusto/PCR

Os professores nomeados em 2016 para trabalhar na rede municipal de ensino do Recife receberam as boas vindas ao participar da primeira formação, nesta quarta-feira (30), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de  Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena. Após a apresentação da Banda Paulo Freire, a equipe da Secretaria de Educação do Recife mostrou um pouco da estrutura do órgão e passou informações sobre salário, férias, licenças, promoções, Política de Ensino  e política de formação continuada.

"É um prazer receber vocês aqui hoje. Saibam que o prefeito Geraldo Julio fez um esforço muito grande para conseguir contratar vocês neste ano de crise econômica. Somente neste início de ano, foram nomeados mais de 300 professores. Nesses mais de três anos de gestão, 1.349 docentes foram convocados para trabalhar nas escolas e creches municipais. Nossa rede tem excelentes mestres e vocês com certeza virão para somar", disse Paulo Roberto, secretário-executivo de Articulação da Secretaria de Educação do Recife.

Já a secretária-executiva de Gestão de Rede, Rossana Albuquerque, apresentou a estrutura do seu setor, que é responsável por matrículas, censo escolar, Gestão de Pessoas e pelas quatro Gerências Regionais que acompanham as escolas, entre outros. "Eu entrei como professora na rede municipal do Recife em 2002 e lembro muito da minha primeira formação. Hoje nós estamos passando pra vocês uma quantidade enorme de informações, mas não se preocupem porque, no dia a dia, vocês vão se apropriando de tudo", disse a docente.

A professora Jussara Torres foi uma das participantes da formação. "Eu também dou aula numa escola particular, mas na rede municipal tenho outra expectativa porque os alunos têm realidades muito diferentes. Tenho certeza que vai ser um trabalho árduo, mas gratificante", disse a docente, que já está dando aula pra uma turma do 1º ano da Escola Municipal Potiguar Matos, na Mangueira, desde o último dia 21.

Já Kedma Santos era professora temporária da rede municipal e agora foi nomeada pelo concurso que fez em 2011. "Eu já conheço a rede municipal do Recife há mais de cinco anos porque também estagiei numa escola municipal. Quando fui professora temporária, eu não tinha uma turma fixa e agora tenho. Com isso, tenho mais autonomia para planejar as aulas. Estou gostando muito", afirmou a professora do 5º ano da Escola Municipal Maestro Nelson Ferreira, no Ibura.

TROCA DE LIVROS - Quem passou pelo Paulo Freire na manhã desta quarta teve a oportunidade de participar do "Escambo de Livros: Colhendo livros, trocando ideias", promovido pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), da Secretaria de Educação do Recife. A ação, que continuará nesta quinta (31), das 9h às 17h, tem o objetivo de promover a troca de títulos de literatura entre professores, demais funcionários da Efaer Professor Paulo Freire e quem mais tiver interesse em levar um livro para trocar por outro. "Queremos estimular as pessoas a criar a cultura de ler e depois repassar os livros, para que eles circulem. Todos os títulos que estão aqui expostos inicialmente foram doados ao programa", disse Maria do Rosário Menezes, técnica pedagógica do PMBFL.

Fotos: Luciano Augusto/PCR