O Pensamento Computacional e as Interfaces no Processo Ensino-aprendizagem é tema do XVI Colóquio de Pesquisa e Inovação em Educação

Foto: Rauni Muniz/DETEC

A Secretaria de Educação do Recife promoveu, na tarde da última segunda-feira (29), o XVI Colóquio de Pesquisa e Inovação em Educação. O encontro aconteceu na Escola de Formação de Educadores do Recife (EFER) Professor Paulo Freire, localizado na Madalena.

O tema da palestra foi "O Pensamento Computacional e as Interfaces no Processo Ensino-aprendizagem”, ministrada pelos professores Haroldo José Costa do Amaral, da Universidade de Pernambuco (UPE) e Rozelma Soares de França, da Universidade Federal Rural (UFRPE). O encontro contou com a participação de, aproximadamente, 85 pessoas, que receberam certificado de participação.

O evento começou com a fala de Gutemberg Cavalcanti, Gerente em Tecnologia na Educação, que ressaltou a importância do colóquio e apresentou os membros do Núcleo de Pesquisa, equipe que organiza o encontro. Em seguida, os professores Haroldo José e Rozelma Soares respectivamente iniciaram a palestra.

A docente Rozelma Soares definiu o pensamento computacional como “um processo cognitivo que o ser humano utiliza pra elaborar um algoritmo pra resolver um problema especifico”, explicou. Após a definição, Soares apresentou pesquisas que estão sendo realizadas no Brasil e no exterior sobre o assunto, além de alguns recursos didáticos que estão sendo usados para desenvolver o pensamento computacional na educação básica.

Para a professora Sandra Brasiliano, é sempre bom conhecer sobre outras licenciaturas e que o conteúdo apresentado por Haroldo é bastante válido para os professores da área de tecnologia. “Achei a palestra dele interessante. Haroldo traz novas informações sobre a graduação em Licenciatura em Computação, uma vez que o público aqui presente são professores de tecnologia”, avaliou Sandra.

O objetivo do Colóquio é incentivar e orientar professores a desenvolverem pesquisas acadêmicas em Tecnologia na Educação, com vistas à inovação da prática pedagógica na escola, fomentar a produção científica na Rede de Educação do Recife, além de proporcionar debate com professores; estudantes de graduação e pós- graduação e público geral, sobre temas relacionados à educação.