Oficinas de fotografia e robótica promovem acesso à tecnologia

imagem de flavia
Foto: Rauni Muniz

 As oficinas de Introdução à Robótica NXT e Arduíno e Fotografia DSLR, oferecidas pela Secretaria de Educação do Recife, por meio da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação (Detec), começaram na manhã desta segunda-feira (15) com conceitos básicos sobre as áreas. Com o objetivo de promover o acesso à tecnologia a população recifense, os cursos contam com 20 participantes por turma.

De acordo com Mônica Oliveira, formadora da equipe de Cinema da Detec, até a próxima sexta-feira (19), a oficina vai oferecer os conceitos sobre os recursos básicos, controle de luz, ângulos e composição fotográfica da câmera modelo DSLR. “Você pode ter acesso ao desenvolvimento da tecnologia e a bons equipamentos. Mas, as vezes, falta o conhecimento quanto ao uso das técnicas fotográficas de forma criativa. Então nós vamos passar algumas informações para potencializar o uso do equipamento pelo fotógrafo, para que ele consiga reproduzir algo especifico dele e não algo padrão estabelecido pela configuração da câmera”, explicou.

A enfermeira Andréa Albuquerque, aluna da oficina de fotografia, elogiou a iniciativa. “Meu intuito é aprender e colocar em prática novas técnicas. Eu gosto muito de fotos, mas não tenho prática. Tenho uma câmera, mas não sei usar. Por esses motivos eu me inscrevi no curso. Porque é bem complicado usar uma câmera profissional. Então eu vi uma oportunidade incrível de aprender já que um curso de fotografia não é tão barato, eu agora tenho a oportunidade de aprender sem custo”, comemorou.

Para a oficina de robótica, o professor Jadson Amorim, da coordenação do Programa Robótica na Escola, disse que o principal objetivo é proporcionar o conhecimento sobre a área para a população. “A ideia é fazer com que as pessoas interajam com os artefatos robóticos e ao mesmo tempo aprendam um pouco de programação e como eles são montados. Desde a montagem, até a programação nosso trabalho junto aos alunos é fazê-los entender como a robótica pode auxiliar no cotidiano”, enfatizou. A oficina está sendo ministrada pela professora Suely Bezerra, também da equipe de robótica.

Fernando Terto da Silva Santos, de 15 anos, estudante da rede municipal de ensino do Recife já é envolvido com robótica e salienta que as aulas despertam a atenção para tantos dispositivos que estão no nosso dia-a-dia. “Conhecimento nunca é demais.  Até quem nunca mexeu com tecnologia, consegue aprender. E saber como funciona é bastante interessante. Até para a porta de um shopping abrir e uma torneira “automática” funcionar, é preciso dos sensores que aprendemos aqui. Agora qualquer um dos alunos vai saber identificar”, avaliou.

Inscrições encerradas: as oficinas de robótica e fotografia oferecidas pela Secretaria de Educação do Recife nos períodos de 15 a 19 e 22 a 26 de janeiro já estão com as inscrições encerradas desde a última sexta-feira (12). No total, foram oferecidas 180 vagas, inclusive para os cursos que serão ministrados no Compaz do Cordeiro e Alto Santa Terezinha. 

Foto: Rauni Muniz