Palestra “Vamos falar de rádio?” anima os estudantes da Escola Emídio Dantas Barreto

imagem de Bella
A palestra faz parte do planejamento de implementar Rádio Escolar nas unidades que já têm equipamento funcionando. Foto: Juliana Corrêa/SETE

Cinquenta estudantes do 4º ano do anexo da Escola Municipal Emídio Dantas Barreto, sediado no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec), assistiram, na última terça-feira (26), a palestra “Vamos falar sobre rádio?”, ministrada por Cássio Uchoa, apresentador da Rádio Universitária FM. Os estudantes conheceram a história do rádio, como montar uma programação, os profissionais envolvidos e os elementos técnicos que a mantém no ar. Em seguida os alunos puderam tirar dúvidas sobre o assunto.

Cássio ressaltou a importância do trabalho em equipe e a dedicação para que uma rádio se mantenha no ar. “O trabalho em uma rádio não para. Precisamos sempre manter a programação atraente. Neste processo todos os profissionais envolvidos são essenciais”, esclareceu. “Estabelecemos uma relação de afeto de carinho com o ouvinte e isso é muito gratificante”, confessou.  

O encontro foi articulado pela equipe da Rádio Escola, que faz parte da Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação. “A palestra faz parte do planejamento de implementar Rádio Escolar nas unidades que já têm equipamento funcionando. Estamos realizando formação com estudantes, professores multiplicadores e coordenadores pedagógicos”, disse Jamerson Gomes, professor e coordenador da Rádio Escola. “Neste encontro conseguimos sensibilizar os meninos para trabalhar com a mídia rádio”, completou.

O debate já despertou o interesse dos estudantes pelo assunto. O estudante Caio de Oliveira, 12 anos, ficou entusiasmado com a palestra e já pensa na função que vai desempenhar na rádio. “Uma rádio pode levar informações para o mundo todo. Isso é muito legal. Quando tiver rádio na escola quero ser locutor ou repórter”, contou.