Parque 13 de Maio se encheu de cores e alegria na abertura da Semana do Bebê do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
As ações seguem até 24 de agosto; mais de 800 ações estão programadas, envolvendo saúde, educação, assistência social, cultura, esportes, turismo e segurança. Foto: Kleyvson Santos/PCR

Um domingo ensolarado e cheio de cores, sons, texturas e muito carinho, marcou o início de mais uma edição da Semana do Bebê do Recife, uma das maiores mobilizações do Brasil dedicadas à primeira infância. Neste ano, a Semana do Bebê traz o tema “Primeira infância e natureza: semear o presente e cultivar o futuro”, em sintonia com os debates globais sobre sustentabilidade e com a realização da COP30, em Belém.

A proposta da temática da Semana do Bebê do Recife é reforçar a importância do contato das crianças com a natureza, ambiente que estimula sentidos, amplia repertórios e favorece o desenvolvimento integral, ao mesmo tempo em que convida à reflexão sobre a urgência de preservar o planeta para as próximas gerações. A temática também dialoga diretamente com o tema oficial do ano letivo 2025 da Rede Municipal de Ensino do Recife, que aborda a sustentabilidade como um dos eixos centrais das ações pedagógicas.

Realizada em parceria com o UNICEF, a iniciativa se consolida como referência nacional na promoção de políticas públicas voltadas para a primeira infância. "Que delícia começar a Semana do Bebê aqui no parque. É uma alegria ver o Recife cuidando das gestantes, vacinando e apoiando a amamentação das crianças. Parabéns à cidade por esse compromisso com a primeira infância", enfatizou Imaculada Prieto, representante do UNICEF em Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

No palco, a alegria ficou por conta de Mari Bigio, Zé Tamanquinho e da encantadora Orquestra do Bichos, que conquistaram crianças e adultos. Além das atrações culturais, o público também aproveitou o espaço literário, espaço de amamentação e fraldário, vacinação, atividades esportivas e muitas brincadeiras, um momento de acolhimento, aprendizado e diversão em meio à natureza do parque.

“É uma alegria enorme estar na abertura de mais uma Semana do Bebê do Recife, um evento que mostra como a primeira infância é prioridade e transforma políticas públicas em realidade. Como artista e embaixadora, me sinto feliz em contribuir com a formação dos nossos pequeninos, que são o futuro da cidade”, declarou a cantora Mari Bigio.

No espaço Brincar, a diversão foi garantida. As crianças pularam corda, dançaram e realizaram muitas atividades. Manuela Nunes, mãe de Hector Nunes (8) e Melissa Nunes (6), estava muito satisfeita com a programação.  “Resolvi trazer meus filhos para a abertura da Semana do Bebê para distraí-los e estou encantada, um domingo diferente e cheio de atividades”, disse. Já Marina Neri, mãe de dois meninos, um de 5 e um de 1 ano, já está acostumada a trazer as crianças para o parque e aproveitou bastante toda programação. “Eu acho muito interessante porque a Semana do Bebê é um momento de cuidado. É muito legal ver essa integração de vários serviços, como saúde, assistência social e direitos humanos, todos juntos pelas crianças”, pontuou.

Em um dos espaços mais movimentados, o Mãe Coruja proporcionou uma experiências diferente com os brinquedos sensoriais. Por lá, a meninada se divertia enquanto os pais desfrutavam de um ambiente acolhedor.

“São 11 anos de Semana do Bebê em parceria com a UNICEF, um marco que reafirma a prioridade da primeira infância no Recife. Ao longo desse tempo, ampliamos cada vez mais as ações. É um movimento que une ludicidade, brincadeiras e formações, mas também mostra a força das políticas públicas voltadas para nossas crianças. A cada edição, a sociedade é chamada a se sensibilizar sobre a importância de investir nos primeiros anos de vida, que são a base para a formação de cidadãos mais justos, conscientes e preparados para o futuro”,  ressaltou Luciana Lima, secretária executiva da Primeira Infância do Recife.

Durante toda semana, bairros e comunidades de todas as regiões do Recife receberão atividades que unem diferentes áreas da gestão municipal. Serão consultas e orientações de saúde, oficinas educativas, rodas de conversa, capacitações para profissionais, ações de assistência social e espaços de brincar, construindo uma agenda que valoriza o cuidado integral na primeira infância. 

“Na educação, todos os dias estamos cuidando e pensando nas crianças. Sabemos que o lugar da criança é na escola, mas também é em muitos outros espaços quando falamos de cidade. Pensar uma cidade é pensar em como ela acolhe a criança, a família e quem cuida dela”, afirmou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz. 

A Semana do Bebê Recife é a expressão concreta de um compromisso da Prefeitura do Recife com o presente e o futuro das crianças, semeando uma cidade mais justa, sustentável e acolhedora.

 

Fotos: Kleyvson Santos/PCR