PCR divulga lista dos candidatos a alfabetizadores classificados para o Programa Lição de Vida

Os 70 selecionados deverão participar de uma reunião na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, no dia 06 de março. Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

A Secretaria de Educação do Recife divulgou, nesta quarta-feira (22), a lista dos classificados na seleção para alfabetizadores voluntários do Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado. Após prova escrita e análise curricular de mais de 700 candidatos, foram classificados 70 voluntários - 50 vagas imediatas e 20 para cadastro de reserva. O programa do Governo Federal é executado através de uma parceria da Prefeitura do Recife com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de garantir o acesso à primeira etapa da alfabetização para recifenses não escolarizados, que tenham 15 anos ou mais.

Os alfabetizadores que vão trabalhar voluntariamente com jovens, adultos e idosos que não sabem ler e escrever terão direito a um bolsa para ajuda de custo, que varia de R$ 400 a R$ 750. Os aprovados dentro das 50 vagas imediatas atuarão de abril a dezembro deste ano, com carga horária de 10 horas-aula semanais, em horários de acordo com a necessidade dos participantes, além de 40 horas/aula em formação inicial e, posteriormente, oito horas/aula mensais em formação continuada.

Todos os 70 classificados deverão participar de uma reunião na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, no dia 06 de março, às 18h30. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ligar para o telefone 3355-5960.

ALUNOS - Para os estudantes, as matrículas começam em março, já que as aulas do Lição de Vida serão iniciadas em abril, tanto nas escolas municipais quanto em igrejas, associações comunitárias e outros espaços cedidos por parceiros da Secretaria de Educação. Os estudantes terão duas horas diárias de aula, de segunda a sexta-feira, ao longo de nove meses.

O Lição de Vida proporciona uma primeira etapa da alfabetização. Depois os alunos são matriculados nas turmas de EJA para seguir com os estudos equivalentes ao Ensino Fundamental. O programa é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem como missão combater o analfabetismo.

» Confira a lista dos classificados na seleção de alfabetizadores voluntários do Programa Lição de Vida