PCR promove 4ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal de Ensino do Recife

Ao todo, 260 projetos de 111 unidades vão fazer parte do evento. Parceria com FabLab irá mostrar a potencialidade da Cultura Maker, com impressora 3D e mini cortadora a laser no local

Ao longo dos próximos dois dias (terça e quarta, 30 e 31 de outubro), o Armazém 14, no Bairro do Recife, vira palco da 4ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal de Ensino do Recife (FECOM). O evento, promovido pela Secretaria de Educação, visa fomentar o pensamento crítico e promover a troca de experiências sobre o conteúdo científico e saberes produzidos na rede escolar municipal do Recife. Ao todo, 260 projetos de 111 escolas e Unidades de Tecnologia na Educação para a Cidadania (Utecs) vão ser apresentados no evento, que é gratuito e aberto ao público com programação diurna e noturna de palestras e oficinas (vide serviço).

Entre as novidades, o Fab Lab Recife terá um estande no local com impressora 3D, plotter de recorte e mini cortadora a laser, além de amostras do que pode ser feito com fabricação digital, até o mobiliário do espaço foi feito no Fab Lab Recife. Serão 03 visitas de experimentação maker por hora para mostrar a potencialidade da cultura maker, que desembarca na rede de educação do Recife e através da qual os estudantes poderão produzir suas próprias soluções para problemas do cotidiano, das casas, dos bairros, da cidade. A empresa também irá promover o Fab Rolê, que consiste em visitas à instalação da sede, no Paço Alfândega, para que os estudantes possam fazer uma imersão no universo da cultura maker.

No total, irão circular pelo evento mais de mil estudantes por dia, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, além de alunos ligados ao Projeto Travessia e à Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também participam das atividades. A Feira de Conhecimentos tem o propósito de estimular a participação colaborativa de professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife - RMER, em projetos de pesquisa dos quais resultem trabalhos inovadores, de caráter multidisciplinar utilizando-se do método científico, como também, disseminar a prática da pesquisa científica nas unidades.

Entre os temas abordados na feira, cidadania, meio ambiente, arte, agricultura familiar, jogos matemáticos, entre outros estão no cronograma.   Trabalhos dos Anos iniciais, Finais, EJA e das UTEC como Agricultura familiar nas periferias da cidade do Recife (E.M Hugo Gerdau), O Quebra Nozes em Cordel (Em João XXIII), Nem com uma Flor (E.M Olindina Monteiro), Jogos Matemáticos: Muita Diversão e Aprendizagem (E.M Prof João Batista Lippo Neto), Trabalho Informal: Superando o Desemprego (Em Alto Santa Terezinha), Tecnologia e Acessibilidade: A Robotica em Beneficio das Pessoas com Deficiencia (Utec Cordeiro), entre outros.

Serviço:

4ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal de Ensino do Recife

Quando: 30 e 31 de outubro

Onde: Armazém 14 - Bairro do Recife

Horários: 10h às 20h (1º dia)

8h às 17h (2º dia)

Oficina Laboratório Maker

9h – Mesa redonda 1 – o professor a a iniciação científica

Maria das Graças França Sales – coordenadora nacional da Milset Brasil

Andre Luiz Viegas – Diretor da Mostratec

10h – Mesa redonda 2 – Investimento em pesquisa na Educação Básica

Lucimar Almeida - Coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq.

Sérgio Rezende – Ministério da Ciência e Tecnologia