Prêmio Artes e Saberes celebra cultura e educação no Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento homenageou mestres da cultura popular, educadores e práticas transformadoras nas escolas da rede municipal. Fotos: Kleyvson Santos/PCR

O Teatro do Parque foi palco, na noite desta quarta-feira (28), da terceira edição do Prêmio Artes e Saberes na Educação. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação do Recife, por meio do Núcleo de Atividades Culturais (NAC), tem como objetivo reconhecer e valorizar mestres e mestras da cultura popular, além de professores e profissionais da rede municipal que desenvolvem projetos inovadores, multiculturais e que fortalecem a educação através da arte.

O evento reuniu estudantes, professores, gestores, autoridades municipais e representantes da cultura local. A cerimônia celebrou trajetórias que, dentro e fora das escolas, promovem transformação social, inclusão, respeito à diversidade e fortalecimento dos saberes tradicionais.

Genivaldo Francisco, gerente do Núcleo de Atividades Culturais, destacou a importância do evento. "Chegamos à terceira edição do Prêmio Arte dos Saberes na Educação, uma forma de celebrar a união entre arte e educação na nossa cidade. Este prêmio valoriza o trabalho de professores, gestores e educadores que usam a arte como ferramenta pedagógica, fortalecendo nossa rede escolar. É também uma homenagem aos protagonistas que fazem de Recife um território rico em cultura e educação". 

Receberam premiações figuras de grande relevância social e cultural na cidade, como o vereador Luiz Eustáquio, pelo trabalho no Projeto Recife sem Drogas; Alexandre Macedo, nas artes cênicas; Lourdes Luna, do Grupo Mulher Maravilha, reconhecida pelo ativismo feminista e pelos direitos humanos; além de representantes de diversos movimentos, como Marcone “Tradição” (movimento LGBTQIA+), Mestre Sela (capoeira e educação) e Tonho das Olindas (projetos sociais voltados para cultura e educação).

A menção honrosa “Entre Saberes Plurais”, foi concedida a Tiago Andrade, da Gerência de Gabinete, e a Antônio de Assis, brincante e educador da cultura popular e representante do frevo. Também receberam o reconhecimento profissional da Rede Municipal de Ensino, pelos projetos exitosos desenvolvidos, Luciana Lopes, Secretária Executiva da Primeira Infância; Tatiane Menezes, Gerência de Gabinete; Glaydson Santiago, Gerente Geral de Gestão da Rede, entre outros professores, gestores e coordenadores pedagógicos que promovem ações culturais diretamente nas unidades educacionais.

“Este evento reforça que a cultura é viva e se faz todos os dias, nas ruas, nas escolas e na vida das pessoas. São nossos estudantes, famílias e profissionais que mantêm pulsando as expressões culturais do Recife, como o frevo, a capoeira, o brega funk e o manguebeat. É uma alegria enorme ver isso acontecendo também nas nossas escolas, com o apoio do Núcleo de Atividades Culturais e o compromisso da gestão do prefeito João Campos, que acredita e investe na cultura como parte da educação. Agradeço por esse trabalho lindo, que leva cultura, inclusão e transformação para nossas crianças e jovens. Que a cultura continue pulsando no Recife e nas nossas salas de aula”, pontuou a secretária de Educação do Recife, Cecilia Cruz.

Mais do que um evento de premiação, a cerimônia reforçou o compromisso da cidade do Recife com uma educação que respeita, valoriza e incorpora os saberes populares, a cultura local e a diversidade, promovendo uma escola viva, plural e transformadora.