Prêmio Artes e Saberes na Educação celebra a união entre cultura popular e ensino no Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
O evento premiou mestras e mestres da cultura popular, bem como educadores e educadoras no Teatro de Santa Isabel / Foto: Mangue Action

Nesta quinta-feira (11), o Teatro de Santa Isabel foi palco para o Prêmio Artes e Saberes na Educação, uma iniciativa do Núcleo de Atividades Culturais (NAC), que busca homenagear e reconhecer mestras e mestres da cultura popular, bem como educadores e educadoras que têm implementado práticas inovadoras e plurais na cidade do Recife.

As equipes de trabalho do NAC e as bandas marciais realizaram uma animada acolhida à frente do Teatro, através do Projeto de Musicalização e Dança do Recife (MUDAR). A cerimônia de abertura contou com a apresentação do espetáculo “Zenaide Bezerra - uma história para eternizar”, que emocionou e encantou o público presente.

O Prêmio Artes e Saberes na Educação busca honrar o percurso daqueles que, por meio da expressão artística, impulsionam uma mobilização coletiva e multicultural no cenário educativo. O Evento premiará dois segmentos, os artistas e representantes da cidade e as experiências exitosas com arte nas Unidades Educacionais.

"Este prêmio é uma homenagem para aqueles que enxergam na arte e na educação um caminho para a transformação. Recife se destaca pela sua vigorosa atuação nesse segmento, especialmente através do Núcleo de Atividades Culturais. É um movimento cultural que permeia as escolas da cidade, e este prêmio visa reconhecer e valorizar os indivíduos que dedicam suas energias à promoção da arte e da educação como instrumentos de inclusão e empoderamento para os nossos estudantes", declarou Genivaldo Francisco, gestor do NAC.

No segmento “Artistas e representantes da cidade”, receberam a premiação: Fred Amâncio, Secretário de Educação; Ana Benedita, representante do povo negro e comunidade de terreiro; Maria de Fátima Pontes, do Circo Social; Bete Gondinho, gestora; Anildomá Willians, do Ministério da Cultura/Governo Federal; Mika Silva, artista e dançarino “Deveras”; Carmem Lélis, historiadora e pesquisadora; Suelane, representação junina - “Origem Nordestina”; Zenaide Bezerra, Patrimônio Vivo do Recife; Maestro Forró, músico; Isaltino Caetano, do Teatro; José Rudimar Constâncio da Silva, do SESC; Eduardo Japiassu, do Teatro e produção cultural; Ednaldo Moura, da educação, arte e protagonismo.

“Para mim, a verdadeira homenagem é saber que estamos contribuindo para a construção de um mundo novo, onde as crianças sintam-se parte integrante e tenham um domínio social. Elas contam conosco, esperam por nosso apoio e precisam que compreendamos suas necessidades e estejamos presentes para ajudar. Esse momento é o reconhecimento disso tudo e me deixa muito feliz", disse Carmem Lélis, historiadora e pesquisadora.

Já no segmento “Experiências exitosas com arte nas Unidades Educacionais”, receberam a premiação os profissionais: Adriana (E.M. Profª Almerinda Umbelino de Barros), Paulo Carneiro (Gestão de Rede), George Pereira (E.M.T.I. Antonio de Brito), Fátima Oliveira (Programa Manoel Bandeira), Magda Clarice (E.M. Mércia de Albuquerque), Ana Márcia (E.M.Paulo VI), Juliana (E.M. Profº Adauto Pontes), Carla (E.M. Dois Rios), Edmilsa Santana (E.M. Edite Braga), Otacílio Cabral (Escola de Frevo), Profº Irineu (contribuição para a formação em Rede), Josy (E.M.T.I. Pedro Augusto) e João Marcelino (E.M.T.I. Luiz Vaz de Camões) foram reconhecidos pelo seu compromisso e dedicação em promover uma educação transformadora através da arte.

Homenageada, a gestora da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI,  Ana Márcia, falou sobre a emoção de poder fazer parte desse prêmio. "É uma grande honra e me traz imensa alegria poder contribuir para a educação, incorporando a arte ao ambiente escolar. Acredito que a arte é uma ferramenta poderosa de transformação, capaz de abordar tanto as dificuldades quanto as alegrias da vida de forma significativa. Me sinto lizongeda".

“Esta noite ficará marcada como um marco na história da cidade, celebrando não apenas os premiados, mas toda uma comunidade comprometida em transformar vidas através do poder da arte e do saber”, conclui Genivaldo Francisco.