Prêmio “Destaques da Educação 2023” homenageia escolas da Rede Municipal do Recife com melhores desempenhos no Primeiras Letras e no Idepe

imagem de Guilherme Vila Nova
Celebração tem o objetivo de ressaltar o trabalho realizado pelos profissionais que contribuem para uma rede púbica mais forte e atrativa. Foto Paulo Melo/PCR

Durante todo o ano, metas são estabelecidas dentro da Rede Municipal de Ensino. O principal objetivo é tornar a educação da capital pernambucana cada vez mais forte. O resultado desse empenho, realizado pelas mãos de todos que compõem o chão da escola, é culminado no prêmio “Destaques da Educação”, onde as unidades de ensino com os maiores crescimentos e melhores índices são premiadas. A solenidade de 2023 foi realizada nesta quarta-feira (11), em Apipucos, homenageando as 60 escolas com melhores indicadores no Primeiras Letras e no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). O evento reuniu gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos na grande festa da educação recifense.

A iniciativa teve como objetivo ressaltar o trabalho realizado por todos os profissionais que se empenham todos os dias para tornar a Rede Municipal cada vez mais forte e atrativa. Somente através do Programa Primeiras Letras, lançado em 2021, a Prefeitura do Recife confirmou um investimento público de aproximadamente R$15 milhões até 2024. O aporte é destinado a um grande plano de ações que envolve formação de professores, distribuição de material pedagógico complementar e, principalmente, a alfabetização de todas as crianças que formam a Rede Pública Municipal do Recife até os sete anos de idade.

Ao todo, o Primeiras Letras homenageou 20 escolas, sendo as três com os melhores resultados na alfabetização premiadas com R$80 mil e as três que apresentaram maior crescimento, premiadas com R$60 mil.

“É uma felicidade muito grande estar aqui junto a todos esses profissionais que fazem a educação municipal do Recife ser referência. Durante todo o ano, estamos em contato com professores, gestores e coordenadores pedagógicos com o objetivo de fortalecer cada vez mais a nossa rede para o nosso principal público, que são os nossos estudantes. Essa celebração é só um recorte de todo o trabalho que é realizado ao longo do ano letivo”, destacou o secretário Fred Amancio.

Além da premiação do Primeiras Letras, as 40 escolas de Anos Iniciais e Anos Finais que se destacaram no Idepe, indicador que aponta a qualidade da educação estadual, também ganharam a devida honraria, subindo ao palco para receber o certificado as três melhores unidades de Anos Iniciais e Anos Finais que apresentaram maior crescimento e melhores resultados nos índices, comparado à última edição.

Situada no bairro do Jordão, a Escola Municipal Pastor José Munguba Sobrinho foi bicampeã na categoria “Melhor Resultado” para escolas de Anos Iniciais. “É uma emoção muito grande estarmos aqui tendo o retorno do nosso trabalho, que é desenvolvido diariamente na escola. Isso é resultado de muito trabalho em equipe e muito empenho. Agora, estamos colhendo os frutos desse trabalho”, celebrou Rosinaldo Monteiro, gestora da unidade há mais de 20 anos.

Antes de finalizar a premiação, como uma maneira de agradecer aos profissionais que se dedicam e transformam todos os dias o ambiente escolar, a docente Argélia Miranda da Silva foi homenageada na solenidade. Com 49 anos de dedicação às salas de aula das escolas públicas municipais da cidade, ela é a professora com maior tempo de atuação na Rede Municipal de Ensino do Recife.

Emocionada, ela subiu ao palco sob muitos aplausos e olhares emocionados de todos. “Agradeço a homenagem. Estou muito emocionada, não esperava esse momento. A gente faz o nosso trabalho com todo o coração e estamos colhendo o resultado. Obrigada de coração a todos”, discursou.

Confira abaixo a lista com os pódios:

Primeiras Letras - Melhores Resultados

1º Escola Municipal Professora Sônia Maria de Araújo Souza (Jordão) - Proficiência: 695,46

2º Escola Municipal Anita Paes Barreto (Fundão) - Proficiência: 688,39

3º Escola Municipal Mundo Esperança (Sítio dos Pintos) - Proficiência: 685,79

Primeiras Letras - Maior Crescimento

1º Escola Municipal Padre Antônio Henrique (Derby) - 59,81%

2º Escola Municipal Anita Paes Barreto (Fundão) - 52,47%

3º Escola Municipal Professora Jandira Botelho Pereira da Costa (Campo Grande) - 52,27%

IDEPE - Melhores Resultados (Anos Iniciais)

1º Escola Municipal Pastor José Munguba Sobrinho (Jordão) - Idepe: 7,88

2º Escola Municipal Bola na Rede (Guabiraba) - Idepe: 7,22